sigcidades-curso-novembroO curso gratuito SIGCidades está com inscrições abertas para a turma de 8 a 12 de dezembro, para técnicos dos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O Projeto SIGCidades: Mapeamento de Áreas Protegidas está com inscrições abertas para os cursos do segundo semestre de 2014. o próximo curso ocorrerá entre 8 e 12 de dezembro, das 9 às 18h, no Campus da Praia Vermelha, Boa Viagem, Niterói.

Os cursos são presenciais com carga horária de 40 horas e constituídos por turmas de até 30 alunos. São desenvolvidos em laboratório de informática com aulas práticas em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Sensoriamento Remoto aplicados ao mapeamento de áreas protegidas com o uso do programa TerraView.

O público-alvo é constituído por funcionários das prefeituras do Estado do Rio de Janeiro. Cada prefeitura poderá inscrever até dois funcionários do quadro permanente da administração. Para se inscrever no curso, é necessário enviar um email para sigcidades@vm.uff.br.

O SIGCidades é um projeto de extensão com recursos do ProExt/MEC-MCidades e faz parte do Programa Nacional da Capacitação das Cidades, que visa o fortalecimento da capacidade técnica e institucional dos municípios nas áreas de planejamento, serviços urbanos e gestão territorial.

SIGCidades 2014 visa a qualificação de técnicos municipais no mapeamento de áreas protegidas através do uso de Geotecnologias. Serão abordados temas relacionados à cartografia, sensoriamento remoto e SIG aplicados ao mapeamento de unidades de conservação, áreas de preservação permanente, reserva legal e mata atlântica.

Mais informações em: http://www.uff.br/sigcidades.


Conheça os cursos online, presenciais e webtreinamentos oferecidos pelo Instituto GEOeduc – Qualificação sem Fronteiras. Com forte vinculação à MundoGEO, uma marca líder no setor de geotecnologia, o Instituto GEOeduc já conta com mais de 1.300 alunos e oferece mais de 10 opções de cursos online, presenciais e in company sobre Cartografia, Gestão Territorial, GIS, GNSS e Sensoriamento Remoto. Saiba mais em: www.geoeduc.com.