Hoje, a tecnologia avança muito rapidamente, gerando um descompasso entre a formação acadêmica e as demandas do mercado. Tudo isso gera insegurança para os profissionais sobre o que incluir em currículo, diferenciais e soft skills, e no setor de geotecnologia não seria diferente.

A maioria dos currículos dos cursos de graduação estão desatualizados perante às tecnologias e soluções geoespaciais mais avançadas. Além disso, os alunos não são incentivados a buscar qualificação e atualização profissional além do que é oferecido pelos cursos regulares.

Dessa forma, há uma grande diferença entre a expectativa das empresas em relação aos formados e o perfil real desses profissionais.

Com o objetivo de entender melhor essas diferenças, criamos uma pesquisa online tanto para pessoas responsáveis pela seleção de candidatos como para profissionais em busca por novas oportunidades (empregados ou não). O formulário pode ser respondido através deste link: https://pt.surveymonkey.com/s/pesquisa-habilidades-2014.

Os resultados serão compartilhados, dentro de alguns dias, com todos os participantes deste estudo.

Currículo, diferenciais e soft skills

No meio profissional, fala-se cada vez mais das “soft skills”, que são algumas atitudes comportamentais inatas ou que podem ser aperfeiçoadas por cada pessoa. Por outro lado, as “hard skills” são as competências técnicas ensinadas na escola e que são mais facilmente mensuráveis.

As soft skills caracterizam-se por não serem específicas para um posto de trabalho e podem ser úteis em qualquer área profissional, ao mesmo tempo em que são valiosas para melhorar e tornar a vida pessoal mais positiva. Por outro lado, exemplos de hard skills são capacidade de operar um equipamento e/ou software, saber uma linguagem de programação, etc..

Fonte: GEOeduc