radares-cemaden-minas-geraisO radar meteorológico instalado no município mineiro de Almenara se encontra em fase de testes e já está enviando dados para o Centro Nacional de Monitoramento de Alerta e Desastres Naturais (Cemaden/MCTI).

Este é o nono radar instalado pelo Cemaden no âmbito do Projeto de Radares Meteorológicos. O equipamento monitora áreas vulneráveis à ocorrência de inundações, enxurradas e eventos geológicos, como deslizamento de encostas.

O raio de alcance é de 250 quilômetros, o que permite o monitoramento de áreas de riscos no Nordeste de Minas Gerais, abrangendo também as regiões Sul e Sudeste da Bahia, além do Oeste do Espírito Santo.

Atualmente, a sala de situação de monitoramento do Cemaden utiliza dados de natureza meteorológica de 27 radares em operação no Brasil, em parceria com diversas instituições públicas, monitorando 821 municípios de forma contínua, por 24 horas, nos sete dias da semana.

O projeto de instalação de radares é um dos objetivos estratégicos do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, implementado pelo governo federal em 2012, para ampliar a rede de observação das condições do tempo e clima no território brasileiro.

Para o coordenador do Projeto Radares do Cemaden, Carlos Frederico de Angelis, o cumprimento das metas de ampliação da rede de monitoramento de eventos climáticos representa um avanço para o país.

“Hoje podemos monitorar as áreas de riscos, de forma contínua, dos  821 municípios considerados prioritários, permitindo emitir alertas antecipados sobre o risco de ocorrência de desastres naturais.” , afirma o coordenador. “O trabalho visa, principalmente, salvaguardar a vida da população exposta ao risco”.

As localidades escolhidas para receber os radares foram definidas pelos grupos de trabalho envolvendo os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, das Cidades, da Integração Nacional e da Defesa, além da Casa Civil da Presidência da República.

Radares e outros projetos de monitoramento

A aquisição e a instalação de novos radares meteorológicos estão sendo conduzidas pelo Cemaden em parcerias com o departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e outras instituições brasileiras e regionais.

Além de Almenara, o Cemaden já instalou radares em Natal, Petrolina (PE), Salvador, Jaraguari (MS), São Francisco (MG), Maceió, Santa Tereza (ES), Três Marias (MG). O Cemaden mantém ainda uma rede nacional de monitoramento e alertas, envolvendo parcerias e outros instrumentos para o monitoramento ambiental.

Fonte: Portal Brasil