Iniciativa visa identificar boas experiências da Amazônia Continental para contribuir com soluções aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

SDSN-COP-20-amazonia
Fonte: Lead Comunicação

Foi lançado na COP20 o Prêmio SDSN Amazônia, iniciativa da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia – SDSN Amazônia (sigla em inglês), integrante do projeto global da Organização das Nações Unidas (ONU).  O Prêmio objetiva identificar e reconhecer as melhores soluções para questões socioambientais relacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, considerando as ações realizadas e implementadas por organizações privadas, públicas, acadêmicas e do terceiro setor da Amazônia Continental: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. As inscrições estarão abertas de 04 de fevereiro a 02 de abril de 2015. Mais informações no www.sdsnamazonia.org.

O Prêmio SDSN-Amazônia está organizado em seis categorias: Gestão de Terras Indígenas, Gestão de áreas protegidas, Mineração, Infraestrutura, Educação e Desenvolvimento na primeira infância.  Uma comissão de especialistas nos temas envolvidos julgará os projetos inscritos e indicará dez finalistas e três vencedores em cada categoria, a partir dos critérios de avaliação: visão de futuro, potencial de replicabilidade, originalidade e inovação do projeto; uso de metodologias participativas; formação de redes e parcerias intersetoriais e relevância do projeto para especificidades da Amazônia. Além dos prêmios em dinheiro, os vencedores terão suas experiências divulgadas na Plataforma SDSN-Amazônia como exemplos de soluções para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estão sendo definidos pela ONU para vigorarem entre 2015 e 2030. Além disso, serão estimulados, por um ano, a participarem de eventos que disseminem sua solução.

Os empreendimentos de infraestrutura têm ampliado o volume de investimentos na região amazônica, trazendo desafios locais para a gestão na Amazônia e gerando impactos socioambientais significativos no ecossistema, como emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs). “Por essa razão, o Prêmio não pretende avaliar os setores e empreendimentos em sim, mas sim a superação dos desafios para a conservação da Amazônia. Estes exemplos devem servir de modelo para diversas regiões”, comenta Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e presidente da SDSN-Amazônia.

+Info
premio@sdsn-amazonia.org