Curso sobre Cadastro Ambiental Rural é realizado no sistema de ensino a distância e ainda tem 5 mil vagas disponíveis

Informações precisas em apoio à legislação ambiental / MMA

O curso de capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR) está com as inscrições abertas até esta sexta-feira (19/12) para a quarta e última turma. Até o momento, ainda há 5 mil vagas disponíveis. No total, serão capacitadas 31 mil pessoas.

O curso a distância é aberto a toda a sociedade e as inscrições podem ser feitas aqui.

Ao final do curso, o participante receberá um certificado do Curso de Extensão de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR), emitido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), parceira do Ministério do Meio Ambiente nessa capacitação.

Entrevista

Confira abaixo a entrevista com a tutora do CapCAR Thiza Altoe e conheça mais sobre o curso. Ela explica o passo a passo do curso, o processo de aprendizagem e aborda as dúvidas mais freqüentes, como a classificação de posse ou propriedade.

1. Como funciona o processo de aprendizagem do aluno no curso?

Thiza: Para atingir um maior número de pessoas o CapCAR baseia-se na educação a distância. É um curso online que permite a flexibilização do horário e tempo de estudo de acordo com o perfil de cada cursista. O ambiente de aprendizagem é de fácil acesso, com tutoriais e assistência em todas as etapas do processo.

O curso está dividido em três etapas. A primeira etapa objetiva ambientar o aluno ao sistema virtual em que o curso está inserido, convidando-o a se apresentar para os demais colegas de sala, em torno de 100 pessoas de um mesmo estado federado, formando assim o conceito de turma.

O curso traz um histórico e evolução da legislação ambiental brasileira contextualizando a implementação do CAR e as etapas a posteriori deste último. Todo o conteúdo é apresentado de diferentes formas, através de textos guia, vídeoaulas, atividades de fixação e materiais virtuais interativos, garantindo assim de maneira didática a consolidação do conhecimento.

A segunda etapa consiste em orientações de preenchimento do CAR – cada item do cadastro é explorado detalhadamente, sempre apoiado na legislação ambiental em vigor. A preocupação nesta etapa é ensinar ao cursista a obter a informação desejada e os procedimentos para isso.

Esta etapa conta ainda com a representação virtual da realidade de cada bioma brasileiro, expondo situações com problemas práticos de realização de um CAR que instigam o aluno a refletir e respondê-las interativamente. – esse material chama muita a atenção dos cursistas e é sempre alvo de muitos elogios.

Por fim, a terceira etapa é constituída de atividades práticas do preenchimento do CAR na própria plataforma do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), por meio de exemplos hipotéticos de imóveis rurais.

Ao final deste cadastro o arquivo gerado é enviado por um sistema paralelo, e não pelo SICAR, para a base do CapCAR onde são feitas as devidas correções e considerações retornadas ao aluno.

Todo o processo de aprendizagem conta com o apoio de um tutor por turma, responsável por tirar as dúvidas, promover o debate e motivar a participação e conclusão de todas as atividades por cada cursista. Para a garantia do acesso ao conhecimento adquirido no curso, mesmo após o término os materiais ficam disponíveis para serem baixados em futuras consultas.

2. Qual o assunto que mais levanta dúvidas entre os cursistas?

As maiores fontes de questionamentos são duas.

A primeira está relacionada à comprovação de posse ou propriedade do imóvel a ser cadastrado. Apesar do módulo CAR permitir a inserção de uma série de documentos para este fim, devido ao histórico de ocupação do território brasileiro há muitas áreas sem um dono/posseiro definido, seja por não ter sido regularizada a situação de terras advindas de heranças, motivo recorrente, seja por qualquer outro motivo.

A segunda fonte de questionamento é quanto à precisão dos dados relacionados à etapa de georreferenciamento, na qual são delimitadas as feições (área do imóvel, cobertura do solo, servidão administrativa, APP/uso restrito, reserva legal) do imóvel.

O módulo CAR é bem abrangente quanto às possibilidades de entrada destes dados, justamente para não impossibilitar o cadastro de imóveis que possuem levantamentos tão diversificados, que vão desde imóveis que até então não tinham nenhuma definição de área de cada feição ou com documentação muito antiga até os realizados com equipamentos de última geração.

A precisão das informações dadas não é restringida pelo sistema de cadastro, pelo motivo citado acima e facilmente compreensível. A precisão é de responsabilidade do proprietário ou possuidor do imóvel que deve já apresentar ou contratar profissionais que realizem um georreferenciamento confiável de seu imóvel. A principal preocupação é a possibilidade de sobreposições de áreas de imóveis vizinhos.

3. Do seu ponto de vista, qual a importância do CapCAR?

A meu ver, ele se faz essencial. Considerando o CAR como algo novo e de suma importância para a devida regularização ambiental dos imóveis rurais brasileiros, seu sucesso está intimamente associado à qualidade do preenchimento das informações necessárias.

O curso CapCAR veio atender principalmente à demanda por este conhecimento dos profissionais de órgãos ambientais ou de entidades ligadas aos proprietários/possuidores rurais, os quais atuarão como facilitadores deste cadastramento.

Estas pessoas estando bem instruídas serão multiplicadores de práticas corretas relativas ao CAR gerando bons cadastros, o que por sua vez, resultará na configuração do real estado em que se encontra a adequação de cada imóvel rural à legislação ambiental brasileira, além de possibilitar a agilidade de todo o processo posterior ao CAR.

Conheça algumas videoaulas do CapCAR.

Para dúvidas sobre o curso, ligue no telefone (35) 3829-1123.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente