Por Ivan André Alvarez, pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite.

As geotecnologias são um conjunto de tecnologias baseadas em referência geográfica. Elas seguem uma sequência lógica para a silvicultura urbana, a saber: coleta, processamento, análise e disponibilização de informação. A interpretação de informações provenientes de dados remotos obtidos por fotografias aéreas e de imagens de satélite e câmeras no visível normal tem sido aplicada para analisar as florestas urbanas.

Exemplo de imagem 3D para silvicultura urbana, gerada por LiDAR.

 

A utilização dos diagnósticos gerados pelo uso dessas técnicas permite acompanhar sistematicamente o resultado do manejo, mas se o banco de dados não for corretamente alimentado, a continuidade das ações não será promissora. Mais recentemente, câmeras e sensores que refletem as bandas no infra, ultravioleta e termal (multiespectral) e com mais detalhamento do espectro (hiperespectral) e tecnologias embasadas em imagens de radar, nuvem de pontos por laser e varreduras estão sendo aperfeiçoadas para utilização na silvicultura urbana.

A geotecnologia permite avaliar os benefícios da arborização urbana ou floresta urbana. O sombreamento e a retenção de poeira são proporcionais à cobertura vegetal diagnosticada por imagens, fotos, nuvem de pontos e videografia geoprocessadas. A fixação de Carbono da atmosfera pode ser avaliada por meio da biomassa das árvores, obtida por laser transportado ou terrestre, por radar acoplado a satélite e, tradicionalmente, por estimativa a partir de imagens de satélite que, processadas, fornecem índices de vegetação. O conforto térmico é mensurável por emissividade de energia que representa a temperatura de superfície e a união de fragmentos florestais por meio de corredor ecológico e mobilidade de fauna pode ser estimada por índices de ecologia da paisagem. Essa tecnologia tem a vantagem significante de obter informações sem invadir a área de estudo, por meio da captação da energia do objeto; os sensores são capazes de converter a energia em imagem.

Os VANTs ou DRONES dão a possibilidade de monitorar continuamente as florestas urbanas devido à agilidade e independência de sua utilização. Eles podem ser uma solução rápida para acompanhar o dinamismo da expansão urbana. Contudo, ainda não existe autorização dos órgãos responsáveis para voos de VANTs nas cidades, mas a verdadeira limitação é a segurança, tanto do ponto de vista de acidentes com quedas, atingindo pessoas e patrimônio, como do ponto de vista de privacidade.

Quanto ao inventário qualitativo da arborização urbana, ainda não é possível ser feito totalmente com sensoriamento remoto, pois este não envolve os vários itens que normalmente são avaliados em um inventário desse tipo. Estudos no exterior estão inicialmente abordando o levantamento do porte das espécies e, em alguns casos, sua tipificação. Quanto à classificação de cobertura e uso do solo, a tendência é o uso da análise de imagem orientada a objeto que permita uma classificação mais detalhada, desde que subsidiada por uma resolução espectral melhor (sensores hiperespectrais) e pela utilização de modelos tridimensionais obtidos a partir de sensores a laser.

Os estudos para identificação de espécies ainda estão em fase inicial. O que se tem em termos de protocolo é a tipificação da árvore quanto a alguns aspectos: se é conífera; se tem folhas largas, copa densa ou rala; tipo de textura e arquitetura de copa. Em nível de espécie, algumas poucas foram identificadas. É possível perceber as ilhas de calor com o sensoriamento remoto térmico. A combinação de imagens térmicas e micrometeorologia urbana permite identificar a temperatura de superfície emitida na radiação do espectro do infravermelho termal (no espectro 3,0 a 14 µm). A limitação é que a resolução espacial para as imagens obtidas pela banda termal do Landsat é muito baixa para identificar os efeitos do microclima sobre os espaços urbanos, o que generaliza muito os dados, homogeneizando temperaturas de superfície diferentes. O ideal é utilizar outros sensores que captem a banda termal com maior resolução espacial. Caso não seja possível, o balanço de energia deve ser considerado por bairro.

O conforto térmico pode ser mensurado de radiação de comprimento de onda longa que fornece informações sobre temperaturas da superfície da Terra. A temperatura de superfície resultante incorpora os efeitos da radiação e das propriedades termodinâmicas, incluindo umidade relativa, emissividade, entrada de radiação do Sol na superfície e na atmosfera. A utilização de câmeras multiespectrais para levantamento da cobertura vegetal urbana é interessante, porque elas possuem sensores que captam a emissão do infravermelho próximo que permite melhor quantificar a presença de vegetação em um determinado local

O LiDAR (Light Detection and Ranging) é uma técnica que serve para determinar a biomassa da silvicultura urbana. O sistema de varredura, ao inferir área basal, diâmetro, volume e biomassa pelos dados obtidos de altura das árvores e densidade faz a estimativa do volume das árvores. O modelo digital em 3D criado pelo retorno da intensidade do sinal também indica a arquitetura da planta, o que pode servir para entender as árvores no contexto urbano.

As perspectivas para o estudo da silvicultura urbana a partir do aprimoramento das técnicas de geoprocessamento passam necessariamente pelo aperfeiçoamento das geotecnologias. A técnica já avançou para quantificar as árvores das cidades, mas ainda “engatinha” para o inventário qualitativo. A partir da possibilidade de se diagnosticar as árvores urbanas por meio de sensoriamento remoto, mais agilidade e o menor custo elevarão a Silvicultura Urbana da categoria de teoria para prática efetiva nas cidades, o que fatalmente elevará a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Geoinformação nos Projetos Ambientais

No dia 5 de maio de 2015 será realizado o curso Geoinformação nos Projetos Ambientais, como parte do MundoGEO#Connect 2015.  Este curso oferecerá uma descrição completa das etapas de coleta, processamento e análise das informações geospaciais aplicadas a projetos ambientais, além de explicar as vantagens desta nova forma de se executar ações ambientais utilizando informações geoespaciais.

Em 2015, ao se inscrever em DUAS atividades, você poderá escolher MAIS UM curso, seminário ou fórum sem custos. Conheça as opções de inscrições e a  grade de atividades do MundoGEO#Connect 2015.