Elabore seus mapas personalizados

Na edição anterior da Revista MundoGEO iniciamos uma série de tutoriais sobre o Google Meus Mapas, adotando como área de estudo a Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Um arquivo CSV (disponibilizado no Google Drive em http://goo.gl/2mEiws) foi utilizado para representar POI (Pontos de Interesse) sobre os Prédios da Área Central da Unesp.

Para dar continuidade, faça login em sua conta Google e entre no Google Meus Mapas: https://www.google.com/maps/d/. Tendo em vista que no tutorial anterior você criou um mapa, clique em “Abrir um mapa” e encontre o mapa “Unesp – P. Prudente – Área Central” a partir da lista. Ao clicar duas vezes sobre o nome do mapa ele é exibido na tela. O desafio lançado no tutorial anterior foi o de você criar mais camadas, sendo que naquela época o limite do Google Meus Mapas era de cinco e agora é de, no máximo, 10 camadas. Além disso, agora é possível importar também arquivos KMZ.

Clique na seta que se encontra do lado esquerdo de “Mapa Básico” e escolha a opção “Satélite” a partir das 9 opções, depois clique em X para fechar esse recurso de escolha do plano de fundo. Agora clique em “Adicionar Camada” e verifique que uma nova camada é adicionada, mas ela não tem título. Clique no ícone   que se encontra do lado direito dessa camada sem título e que corresponde aos recursos de  “Opções da Camada”. Escolha a opção “Renomear esta camada”. Exclua o texto que aparece por default e digite “Polígonos dos Prédios”, depois clique em “Salvar”.

Nessa nova camada que foi adicionada serão criados os polígonos que representam os prédios. Para ter um referencial dos nomes dos prédios, exiba também a camada que contém os marcadores com cores e letras. Para vetorizar os polígonos habilite a camada “Polígonos dos Prédios” (observe que será exibida uma tarja azul na lateral esquerda), em seguida clique em  e escolha “Adicionar linha ou forma”.

Usando o botão esquerdo do mouse, crie vértices que representam os cantos do prédio e, para finalizar, clique novamente no primeiro vértice para fechar a poligonal e formar um polígono. Depois digite o nome do prédio e uma breve descrição. Após o término, clique em “Salvar” e observe que são exibidos dois outros atributos: a área e o perímetro.

Para editar a aparência do elemento gráfico clique em  e escolha a cor de preenchimento, a transparência do polígono e a largura da borda.


Adote o mesmo procedimento para os demais prédios da Área Central da Unesp de Presidente Prudente e obtenha um mapa customizado que atenda às suas necessidades
de informação.

Para um melhor resultado, exiba na tela a área de interesse com o nível de zoom mais adequado para futuras visualizações. Em seguida, clique no ícone  que se encontra do lado direito de “Compartilhar” e escolha a opção “Definir visualização padrão”. A partir desse mesmo menu você pode ter acesso a outros recursos, tais como: imprimir seu mapa, exportar para KML ou mesmo incorporar ao seu site.

Agora é sua vez: elabore seus próprios mapas personalizados e, caso tenha dúvidas, participe do Fórum de Ajuda aos Usuários do Google Maps: http://goo.gl/88yUcw

 

Arlete Aparecida Correia Meneguette

Engenheira cartógrafa
(Unesp), PhD em fotogrametria (University College London).
Docente e pesquisadora do Departamento de Cartografia da Unesp – Campus de Presidente Prudente

arletemeneguette@gmail.com