Com patrocínio da ONU, premiação mundial escolherá as melhores plataformas digitais que fazem a diferença dentro de um contexto social

O Colab.re, aplicativo brasileiro que promove a interação entre população e o poder público do País (prefeituras, governo, órgãos públicos), é um dos finalistas do conceituado WSA – World Summit Award. A premiação mundial é patrocinada pela Organização das Nações Unidas e escolherá entre as oito categorias existentes os melhores e mais inovadores conteúdos digitais, e o Colab.re concorre na categoria m-Government & Participation. Entre os dias 1 e 3 de fevereiro, em Abu Dhabi, o mundo conhecerá as plataformas de maior impacto social.

Patrocinada pela ONU, a competição seleciona os conteúdos mais relevantes dentro das 178 nações no mundo que são contempladas pela Organização. Uma primeira eliminatória escolhe os projetos mais impactantes e, após vencer esta fase do concurso, são anunciados os finalistas nas oito categorias da premiação. Chegada a última etapa, representantes expõem os trabalhos eleitos para o shortlist final diante do júri, em Abu Dhabi.

O World Summit Award (WSA) teve início em 2003, dentro da Cúpula das Nações Unidas e é coordenado pelo Centro Nacional de Novas Mídias. Sua finalidade é avaliar e estimular a criação de conteúdos digitais inovadores no âmbito social, reconhecendo os projetos de maior relevância dentro do contexto no qual estão inseridos. Além da categoria em que o Colab.re está participando, o evento premiará as melhores ideias em m-Environment & Health, m-Learning & Education, m-Entertainment & Lifestyle, m-Tourism & Culture, m-Media & News, m-Business & Commerce e m-Inclusion & Empowerment.

Criado em Recife no ano de 2013, pelos sócios Gustavo Maia, Bruno Aracaty, Paulo Pandolfi e Josemando Sobral, o Colab.re foi fundamentado a partir de três pilares – fiscalize, proponha e avalie – e é hoje uma solução para transpor as dificuldades de comunicação entre a população e o poder público. Na época, poucas semanas após seu lançamento, o aplicativo recebeu o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo concedido pela fundação franco-suíça New Cities.

“Quando o Colab.re nasceu, há dois anos, tínhamos uma ideia na cabeça e um embrião que ganhou vida e vem constantemente amadurecendo. A cada dia que passa pensamos em um aperfeiçoamento, uma nova ferramenta, o Colab.re está sempre em movimento”, comenta Gustavo Maia – sócio fundador do app. O projeto formatado a oito mãos aliou a expertise de profissionais das áreas de publicidade, administração e ciências da computação. Para o sócio Bruno Aracaty, esse é um dos trunfos do Colab.re. “Temos em nossa equipe especialistas de áreas distintas unindo conhecimento com o intuito de estruturar uma plataforma eficiente, isso é fundamental para o papel que o aplicativo desempenha”, afirma o sócio-fundador.

Sobre o COLAB.RE

O Colab.re é uma rede social que faz a ponte entre cidadãos e gestores públicos dos municípios brasileiros, por meio do encaminhamento de fiscalizações de problemas cotidianos da população, propostas de soluções e avaliações de serviços realizados.

O Colab.re é baseado em três pilares:

Fiscalize – Ferramenta que permite ao cidadão interagir com a cidade, apontando problemas rotineiros, como iluminação pública, calçadas, trânsito, defesa do consumidor, entre outros.

Proponha – Espaço pelo qual os usuários colocam suas ideias/projetos em debate com os demais participantes da rede e os municípios.

Avalie – Espaço para avaliação de serviços, instituições e entidades ligadas ao poder público.

A plataforma foi criada pelo administrador Bruno Aracaty, pelos especialistas em marketing Gustavo Maia e Paulo Pandolfi e pelos cientistas Josemando Sobral e Vitor Guedes. Lançada em Março de 2013, após três meses ganhou o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a problemas urbanos. Hoje, possui mais de 50 mil usuários que compartilham o interesse pela melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O Colab.re está presente em todos os municípios do Brasil. Por meio de um contrato de cooperação não remunerado, o aplicativo oferece painel de gestão e atendimento a 30 prefeituras brasileiras, como Curitiba (PR), Cuiabá e Rondonópolis, no Mato Grosso e Teresina (PI), que adotaram o Colab.re como canal de relacionamento oficial com o cidadão. A rede social está disponível na web e em aplicativos iOS ou Android.


Prêmio de geoinformação reconhecerá o melhor app móvel de geolocalização

Para ampliar ainda mais as possibilidades de participação, o Prêmio MundoGEO#Connect 2015 reconhecerá também o melhor app móvel de geolocalização.

Para concorrer ao um dos troféus do Prêmio MundoGEO#Connect 2015 e ter a chance de mostrar seu trabalho para a comunidade geoespacial, basta preencher o formulário e selecionar uma das cinco categorias: Meio Ambiente, Gestão Pública, Infraestrutura e Utilities, Infraestruturas de Dados Espaciais e Educação.

Acesse o site do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015, confira a grade de atividades e fique por dentro dos principais destaques.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848. Para saber sobre como se tornar um expositor, envie um e-mail para comercial@mundogeo.com.