Em janeiro passado, a Fundação Open Knowledge (OKFN) publicou o seu Índice Global de Dados Abertos para 2014 (2014 Index Open Data Global) com informações de 97 países (e territórios) e 970 conjuntos de dados analisados em todo o mundo. O site também oferece uma tela simples e muito útil que ter uma visão global da situação.

A metodologia baseia-se em verificar se dez conjuntos de dados, considerados particularmente importantes e demandados, são publicados como aberto ou não em cada país e território tais dados são referentes às estatísticas nacionais, os orçamentos governamentais, resultados eleitorais, leis e legislação, o mapa nacional, as emissões de poluentes, o registo comercial, horários de transporte, códigos postais e gastos do governo. Através da página Open Definition você poderá ver os critérios utilizados pela organização para decidir se alguns dados estarão abertos ou não.

Os resultados globais não são muito animadores, apesar da multiplicidade de iniciativas que promovam a dados abertos em todo o mundo, apenas 106 conjuntos de dados, totalizando 970, podem ser considerados abertos segundo a OKFN, ou seja, apenas 10,9 %.

Apesar do crescente reconhecimento da importancia da divulgação publica dos dados, este fato ainda está progredindo devagar (Ver Gráfico G8 Open Data) pois ainda há muito a ser feito neste campo.

 

Fonte: Blog IDEE da Espanha