O Instituto Federal Baiano (IFBAIANO), Campus Senhor do Bonfim, conclui a segunda etapa do Projeto do Atlas Digital, que consiste no Georreferenciamento da área total do campus e o mapeamento utilizando imagens do VANT.

O Campus Senhor do Bonfim possui uma área de 181 hectares que foi georreferenciada e imageada. As imagens foram mosaicadas, ortorretificadas e transformadas em Modelo Digitais de superfície.

Figura 1 - Mapeamento Multifinalitário do Campus Senhor do Bonfim, utilizando VANT.

O Projeto do Atlas Digital prevê, além do zoneamento ambiental e ecológico do campus, o gerenciamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de informações gerenciais e de planejamento contidas no banco de dados de um SIG.

Todos os trabalhos foram desenvolvidos com a participação efetiva alunos do curso de Agrimensura, tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas.

Para o autor e Coordenador do Projeto, Prof. Dr. Vandemberg Salvador ” É essencial que os nossos agrimensores estejam imersos no universo das geotecnologias cotidianamente, como um fazer diário, desde os primeiros dias de convívio nos nossos campi” Hoje somos referência na utilização de VANT em aulas no ensino médio, somos o primeiro campus de um instituto federal a possuir toda a sua área imageada por VANT e, principalmente, dispor de Modelos Digitais de Superfície para utilizar no planejamento e execução no processo de expansão do Campus, isto nos fornece uma condição de acertar nas escolhas de maneira fenomenal!

Imagem 3D do Campus Senhor do Bonfim, produzida a partir de imagem de VANT.

 


MundoGEO#Connect, feira organizada pela MundoGEO, contará com um curso, no dia 06 de maio, sobre VANTs & Drones: Modelos, Usos e Limites que apresentará um panorama geral da legislação para uso dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), e quais os procedimentos necessários para obter licenças para executar projetos comerciais com o uso de aeronaves não tripuladas. . Já no dia 07 de maio, haverá um fórum sobre Vants & Drones: Aplicações e resultados, que oferecerá um panorama atual e instruir sobre como obter os melhores resultados com a utilização de Drones em território nacional. Participe!