Com o apoio da Câmara Técnico-Científica (CTC/CPRM), o pesquisador em Geociências da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), Marco Antonio Couto Junior, apresentou, nesta terça-feira, 11/02, a palestra “Caracterização Hidrogeoelétrica na Região de Termas de Ibirá, Bacia do Paraná, por Meio de Inversão Conjunta 1D de sondagens TDEM/SEVs”.

Marco Antonio Couto Junior apresenta os estudos do mestrado realizado na USP / CPRM

O tema foi objeto de estudos de mestrado do pesquisador, realizado no Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). O mestrado, que teve como orientador o professor Jorge Luís Porsani, foi defendido e aprovado no dia 06/02/2015, no IAG/USP.

O objetivo do trabalho foi mapear a região de Termas de Ibirá – SP, em áreas de fraturas dentro do basalto de formação Serra Geral, localizando as zonas propícias para a locação de poços de exploração de águas subterrâneas. Segundo Couto, as pesquisas foram focadas em hidrogeofísica – geofísica aplica ao mapeamento e exploração de águas subterrâneas – utilizando o método da eletroresistividade, por meio de sondagens elétricas verticais (SEV); caminhamento elétrico (CE); e também pelo método eletromagnético no domínio do tempo (TDEM).

Os dados obtidos com a eletroresistividade e eletromagnético foram integrados através da inversão conjunta dos dados visando eliminar as ambiguidades inerentes a cada método: A SEV resolve bem as camadas rasas, mas não resolve as profundas; já o TDEM resolve bem as camadas profundas, mas não as rasas. A inversão conjunta consegue determinar todo o intervalo de profundidade. Com isso foi possível mapear cinco zonas favoráveis dentro do aquífero sedimentar Bauru; e três zonas dentro do aquífero cristalino Serra Geral, exemplificou Couto. “Ou seja, foi possível mapear as zonas de fraturas dentro do Bassalto”, ressaltou, destacando que também durante os trabalhos mapeou-se a topografia do topo do basalto nas áreas estudadas.

Na abertura da palestra, o coordenador da CTC/CPRM, geólogo Luiz Carlos da Silva, destacou a importância da divulgação do trabalho, lembrando que a CPRM, por meio da Câmara Técnico-Científica, está abrindo espaço para a divulgação dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelos pesquisadores da instituição.

Fonte: CPRM