Autor da proposta “Drones for better service delivery in slums”, David Kiarie, recebeu o prêmio “Da ideia à realidade”, patrocinado pela Indra.

A aplicação dos veículos não tripulados na elaboração de cartografia em comunidades urbanas foi a ideia mais votada entre as propostas semifinalistas do concurso “Drones For Good”, organizado e gerenciado pelo escritório do Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos.

O autor da proposta “Drones for better service delivery in slums”, David Kiarie, do Quênia, recebeu o prêmio “Da ideia à realidade”, patrocinado pela Indra, na final em Dubai. O queniano alcançou o prêmio com 937 votos na plataforma de Open Innovation habilitada pela Indra para o concurso. No total, foram registrados 4.735 usuários e 4.652 votos, e as ideias receberam mais de 55.000 visitas e 500 comentários.

A Indra deu suporte ao concurso com sua experiência e conhecimento no âmbito da inovação tecnológica e o impulso às novas iniciativas empreendedoras. O diretor de Inovação e Alianças da companhia, José Luis Angoso, participou em Dubai como jurado do prêmio nacional e do prêmio internacional. Com isso, a empresa apoiará o ganhador com o desenvolvimento conceitual de sua ideia e no desenho de um plano de negócio, com a assessoria personalizada de especialistas no campo da inovação, dos drones, das smart cities e do empreendedorismo. O objetivo é que se crie uma startup baseada em sua ideia ganhadora.

Já o prêmio para o projeto internacional, na ordem de US$ 1 milhão, foi o “Flyability”, a startup criada por uma equipe suíça, encabeçada por Patrick Thevoz, que desenvolveu um pequeno drone esférico para missões de resgate. O drone tem a capacidade única de se chocar contra obstáculos sem perder sua estabilidade e de ser seguro para voar em espaços pequenos e em contato com pessoas.

Indra e os empreendedores

A inovação está no DNA da Indra. É a base de seu negócio, o eixo de sua sustentabilidade como companhia e chave da diferenciação de sua oferta de soluções e serviços. Em um modelo de inovação aberta, a Indra busca e potencializa a inovação e o talento internamente, mas também através de sua relação com clientes, parceiros, fornecedores, universidades e instituições do conhecimento e com a sociedade em geral. O fomento do espírito empreendedor é fundamental com esse modelo para dispor de um ecossistema mais inovador, base da economia do conhecimento.

O compromisso da Indra com o empreendedorismo se concretiza em iniciativas como “Pensa em Inovar”, concurso global de inovação aberta para identificar e apoiar novas ideias de negócio baseadas na tecnologia e fomentar o empreendimento, lançada pela multinacional em 2012 e que recebeu mais de 1.500 propostas. A plataforma digital de ajuda e assessoria personalizada para empreendedores “Empreender é possível” da Fundação Príncipe de Girona (FPdGi) também conta com a colaboração e o impulso da Indra desde seu nascimento.

Como multinacional, a Indra exerce um importante papel que impulsiona outras companhias menores, “startups e spin-offs”, fomentando o espírito empreendedor e intra-empreendedor – dos próprios profissionais da companhia – para alimentar este ecossistema inovador. A multinacional colabora ativamente com mais de 232 PMEs inovadoras, tanto mediante contratos como mediante a participação conjunta em projetos de P&D.


MundoGEO#Connect, feira organizada pela MundoGEO, contará com um curso, no dia 06 de maio, sobre VANTs & Drones: Modelos, Usos e Limites que apresentará um panorama geral da legislação para uso dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), e quais os procedimentos necessários para obter licenças para executar projetos comerciais com o uso de aeronaves não tripuladas. Já no dia 07 de maio, haverá um fórum sobre Vants & Drones: Aplicações e resultados, que oferecerá um panorama atual e instruir sobre como obter os melhores resultados com a utilização de Drones em território nacional. Participe!