Mesmo com algumas tentativas de atualização, a base cadastral do município de Caxias do Su,l obtida em 1998 por processos fotogramétricos, não caracterizava de forma representativa a ocupação do solo da área urbana e rural do município de Caxias do Sul. Da mesma forma, o último recadastramento imobiliário tinha sido realizado em 1994, não estando mais condizente com os novos padrões construtivos e incremento de novas áreas construídas.

O município dispunha de toda base cadastral devidamente geocodificada a partir de imagens orbitais de alta resolução. Assim sendo, a Administração Municipal contratou nova base cartográfica digital com recursos do PMAT-BNDES (Programa Modernização de Administração Tributária), considerando GSD (Ground Sample Distance ) de 10 cm, com perfilamento laser (densidade de 4 pontos por m²), obtenção de restituição estereofotogramétrica de arruamento, divisas, edificações, posteamento e arborização, sendo previsto ainda obtenção de volumetria de todas edificações.

Neste mesmo contrato foi previsto ainda a compatibilização de toda geocodificação existente para geração de diversos relatórios divergências do cadastro, como:
•ausência de cadastro do lote
•diferença na área do lote
•diferença na geometria do lote
•existência de edificação não cadastrada
•diferença de área construída

Outra atividade prevista foi o desenvolvimento de diversos aplicativos, agora com plataforma ESRI Desktop, para o cadastro, incluindo integração com sistema tributário e planejamento urbano, além de treinamento para equipes da administração, bem como uma aplicação na plataforma web, também da ESRI, para emissão de relatórios de informações urbanísticas.

Com as informações obtidas a partir das atividades foi possível a identificação de proprietários em situação irregular e a realização de nova licitação para recadastramento imobiliário em campo direcionado, considerando apenas imóveis em situação de ausência de informações ou que havia necessidade de coleta de informações complementares. Nesta etapa será realizada o imageamento móvel georreferenciado de todas fachadas dos imóveis do município que possibilitará a definição do padrão construtivo dos mesmos. O processo de obtenção de base cartográfica de alta precisão, aliada com procedimento de geoprocessamento para caracterização e diagnóstico do cadastro imobiliário possibilitou grande otimização de tempo, recursos e qualidade das informações.

Todos os detalhes deste projeto serão apresentados durante o Fórum Geoinformação para Cidades Inteligentes, no dia 7 de maio em São Paulo (SP), durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. Veja as opções de participação na conferência.

Fonte: MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015