Uma gestão ambiental eficiente passa necessariamente pelo uso correto de soluções geoespaciais que possibilitem a análise espacial dos fenômenos em estudo. Conheça as novas ferramentas de GIS para a área ambiental e aumente sua produtividade em campo e no escritório

Falta de água, racionamento e até rodízio. Você deve ter ouvido muito estes termos nos últimos tempos, e agora as autoridades estão buscando soluções para o que já poderia ter sido previsto há muitos anos através de ferramentas e métodos para Gestão Ambiental.

Em um cenário de escassez de recursos naturais e mudanças climáticas, um dos principais desafios dos governos e grandes corporações é fazer a gestão ambiental adequada de suas atividades. Dentre os conhecimentos associados à gestão ambiental estão as técnicas para a recuperação de áreas degradadas e reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

Na questão hídrica, o gerenciamento eficiente de mananciais é crucial para garantir o fornecimento de água à população, o que não está ocorrendo e poderá se tornar crítico muito em breve. Além disso, está provado que a cada 1 real gasto em saneamento são economizados de 4 a 5 reais em saúde!

Para entender melhor o assunto, não perca o treinamento online sobre novas ferramentas de Geoprocessamento para a Gestão Ambiental que vai acontecer no dia 12 de março, no qual você poderá conhecer as possibilidades do GIS Cloud para a coleta de dados em campo, o armazenamento das informações na nuvem e a publicação na forma de mapas online.

O instrutor do mini-curso sobre novas ferramentas de GIS para a área ambiental será um especialista no assunto: Fabiano Cucolo, Geógrafo e Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela Unesp de Rio Claro, com mais de 15 anos de experiência em Geotecnologias, que atua como consultor da Soloverdi Engenharia e no Projeto de Despoluição do Rio Tietê da Sabesp, além de projetos para outras empresas. Você poderá interagir com o instrutor e terá acesso aos materiais apresentados no curso – pdf da palestra e vídeo na íntegra -, assim como seu certificado de participação.

Confira os tópicos que serão abordados no treinamento online sobre novas ferramentas GIS para Gestão Ambiental:

• Gestão Ambiental e Territorial de Manancias
• Apresentação e preparação dos dados utilizando o ArcGIS desktop
• Conceito de GIS Cloud
• Armazenando e Criando o Banco de Dados Geográfico na Nuvem
• Configurando os formulários de coleta de dados em Campo
• Publicando o resultado final no WebGIS
• Conclusões e recomendações

Este é um treinamento destinado a você que trabalha ou tem interesse em trabalhar com ferramentas de Geoprocessamento para a Gestão Ambiental. Para participar, basta que você tenha conhecimentos básicos em Geoprocessamento. Para as atividades práticas, você vai usar o GIS Cloud e o ArcGIS for Desktop (ambos disponíveis gratuitamente na versão trial).

Garanta seu lugar no treinamento online. Vagas limitadas!

Fonte: Instituto GEOeduc