O sistema INPE-EM (INPE – Emission Model) é um serviço do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que visa tornar disponíveis estimativas anuais de emissões de gases do efeito estufa (GEE) por mudanças de cobertura da terra no Brasil de modo espacialmente explícito. A versão atual do sistema, lançado em 2012, disponibiliza estimativas anuais de emissões para a Amazônia Brasileira com base nos dados do Sistema PRODES. 

O sistema baseia-se no modelo INPE-EM, descrito em Aguiar et al. (2012). A versão inicial do modelo consistiu em adaptar o modelo de “contabilidade”, proposto por Houghton et al. (2000) para um ambiente espacialmente explícito. A versão inicial abordou o processo de desmatamento clara e dinâmica da vegetação secundária subsequentes sobre as florestas tropicais. Várias melhorias foram incorporadas desde então. Em outubro passado, o INPE-EM, código fonte 2.0, foi disponibilizado para download.

Nesta nova versão, novos parâmetros (por exemplo, a remoção parcial das raízes) foram introduzidos com o modelo, a fim de torná-lo mais adequado para representar as diferentes práticas de uso da terra ao longo de diferentes regiões e tipos de vegetação. Portanto, novos aplicativos podem ser desenvolvidos para os Biomas Brasileiros ou em outros países. Reservatórios de carbono relacionadas com a matéria orgânica morta (madeira e lixo) são agora explicitamente considerado. Além disso, CH4, N2O, CO e NOx, juntamente com as emissões de CO2 são fornecidos. Finalmente, essas estimativas estão agora disponíveis tanto em um agregado (tabelas com os totais anuais) e forma desagregada (como mapas compostos de células regulares).

Para mais informações, consulte o website  ou entrar em contato com os coordenadores do projeto (Ana Paula Aguiar, ana.aguiar@inpe.br) e Jean Ometto (jean.ometto@inpe.br) do CCST/INPE.

O site em inglês esta disponível no seguinte link:
http://inpe-em.ccst.inpe.br/conteudo_en/index.html

Fonte: Inpe