A resolução da Assembléia Geral (A Global Geodetic Reference Frame for Sustainable Development), descreve o valor de observações terrestres e do sensoriamento remoto por satélite quando o rastreamento de alterações em populações, calotas de gelo, oceanos e da atmosfera ao longo do tempo.

Tais medições geoespaciais podem apoiar a formulação de políticas de desenvolvimento sustentável, as alterações climáticas Natural de monitoramento e gestão de desastres, e também tem uma ampla gama de aplicações para transportes, agricultura e construção.

Sublinhando que “nenhum país pode fazer isso sozinho”, a Assembléia Geral convocada para maior cooperação multilateral em geodésia, incluindo a partilha aberta de dados geoespaciais. Além disso, no desenvolvimento de capacidades nos países em desenvolvimento e da criação de normas e convenções internacionais.

Co-patrocinado por 52 Estados-Membros, a resolução foi originalmente apresentada por Fiji. O embaixador Peter Thomson, representante de Fiji para as Nações Unidas, explicou que a ilha é vulnerável a desastres naturais e que a utilização de informação geoespacial auxiliaria na tomada de decisões baseadas em evidências mais informadas sobre mitigação e preparação.

Para mais informações:

Committee of Experts on Global Geospatial Information Management

Working Group on Global Geodetic Reference Frame