Echar 20B

A XMobots anunciou nesta quarta-feira (4/3) uma novidade para o setor brasileiro de VANTs (Veículos Aéreos não Tripulados): o pré-lançamento o Echar 20B, novo drone desenvolvido pela empresa que chega ao mercado com a promessa de ser o mini-VANT com a maior capacidade de mapeamento do mundo. Durante a fase de pré-lançamento, que vai até o dia 30 de abril, as aeronaves serão comercializadas com condições especiais de pagamento.

Segundo Giovani Amianti, CEO da empresa, as características que tornam o Echar 20B o melhor VANT de mapeamento do mundo dizem respeito à autonomia e resolução das imagens: com 7 quilos e capaz de voar até 2 horas ou fazer 44km² em um único voo, o novo drone da XMobots tem uma câmera embarcada de 36 Mpixel, o que garante um GSD de apenas 7mm.

“O mercado costuma classificar autonomia em minutos e GSD em centímetros. Mudamos esses parâmetros para horas e milímetros, atendendo a demanda brasileira para equipamentos capazes de mapear grandes áreas, com alta performance. Sem dúvida, o Echar 20B é um VANT único e estamos satisfeitos por aprimorar nossa tecnologia e chegar a esse grau de amadurecimento industrial”, avalia Amianti.

O CEO da XMobots explica que, antes do Echar 20B, os mini-VANTs com maior capaciade de mapeamento do mundo variavam sua capacidade de mapeamento entre 12 e 15km², com câmeras de 12 a 24 Mpixel que geravam GSD de 1,5 cm a 0.9cm.

Além disso, a estrutura do VANT da XMobots é fabricada em kevlar, material usado em coletes a prova de balas, o que torna a aeronave resistente ao dia a dia de campo, além de possuir o pouso com paraquedas, que confere maior segurança ao sistema. Amianti também ressalta que o lançamento com catapulta permite a operação do drone até mesmo em lugares onde não existe pista de voo.

“É um VANT com procedimentos de pouso e decolagem 100% automatizados. Isso faz com que o operador de campo não precise ter habilidades de piloto de aeromodelo, tornando a operação extremamente simples e eficaz”, destaca.

As aplicações do Echar 20B atendem desde a agricultura de precisão e topografia até fiscalização ambiental, de minas e de linhas de transmissão de energia, além de demais áreas onde a fotogrametria e sensoriamento remoto são requisitados.

Echar 20 B kit completo

 

Atualmente a XMobots é a única empresa brasileira fabricante de VANTs com aeronaves que obtiveram da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) o CAVE (Certificado de Autoriração de Voo Experimental), documento que autoriza seus VANTs a voarem em território nacional.

As 12 primeiras vendas do Echar 20B, ou vendas feitas até o dia 30 de abril, terão R$ 20 mil em opcionais a preços equivalentes à versão anterior do modelo Echar.