Entender a dinâmica das chuvas no Pantanal é de suma importância para o planejamento e desenvolvimento de melhores práticas de gerenciamento e reação em caso enchentes e secas. A variação das inundações determina os processos ecológicos e influenciam diretamente nas atividades humanas na região.

Neste cenário, o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), localizado no Parque Tecnológico Itaipu, em parceria com a Embrapa Pantanal, desenvolveu o sistema WebGIS GeoHidro Pantanal. A ferramenta virtual funciona como um visualizador interativo de mapas e informações geográficas da região pantaneira. O objetivo é popularizar os dados sobre recursos hídricos e uso das terras na Bacia do Alto Paraguai levando informações técnico-científicas à população em geral, alertando sobre possíveis inundações e períodos de estiagem, fatores cruciais para o melhor planejamento das atividades pecuárias, turísticas e das populações ribeirinhas.

Inicialmente os dados do portal GeoHidro Pantanal eram publicados diariamente em uma página no Facebook. “A partir da parceria com o Centro Internacional de Hidroinformática foi possível criar o mapa interativo semelhante ao do Google Earth” explica Carlos Padovani, pesquisador da Embrapa Pantanal. Ao acessar a ferramenta (sigpantanal.cpap.embrapa.br), o usuário encontra as informações dispostas em um sistema de camadas divididas em quatro temas principais: referência (com dados como localização de fazendas, estradas principais e municípios), de vegetação e uso da terra, de precipitação e, por último, de inundação. “O usuário também pode personalizar as camadas verificando se a sua propriedade está em uma área inundada ou não e a partir destas informações tomar a melhor decisão”, ressalta o pesquisador.

Toda estrutura do WebGIS GeoHidro Pantanal foi desenvolvida em software livre, sem custo de licenças de softwares. De acordo com Rafael González, gerente do Centro Internacional de Hidroinformática, a ideia do sistema é não restringir os dados aos especialistas e acadêmicos. “A intenção é levar as informações a todas as pessoas que têm interesse no Pantanal. A ferramenta foi pensada e desenvolvida de forma que a comunidade regional pudesse se basear para poder planejar suas produções, especialmente o setor agropecuário” ressaltou.

Segundo Padovani, a WebGIS GeoHidro Pantanal deverá receber melhorias nos próximos meses baseadas no contato, acesso e feedback dos primeiros usuários. “Essa é a versão inicial do projeto. Vamos inserir novas informações táticas como uma nova camada de bacias prioritárias para conservação e também informações dinâmicas como o histórico dos níveis de chuva acumulado” afirma o pesquisador.

Para colaborar com sugestões de otimização da ferramenta, basta acessar: sigpantanal.cpap.embrapa.br ou via Facebook: facebook.com/Geohidro-Pantanal.