Expectativa é grande pelo lançamento das regras para uso da aeronaves não tripuladas. Capacitações em São Paulo detalham esta tecnologia, no mês de maio

Atualmente os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones) são responsáveis pela expansão e desenvolvimento da indústria aeroespacial mundial, com estimativas de grandes investimentos, saindo dos atuais 2,7 bilhões de dólares por ano para cerca de 8,3 bilhões nos próximos anos. As possibilidades são enormes e, com a regulamentação do setor, o uso civil desta tecnologia será cada vez mais expressivo.

O uso de Sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (Sis VANTs) para obtenção de imagens aéreas para as mais diversas aplicações já é uma realidade. Fala-se em Sis VANT, pois trata-se de todo um sistema desenvolvido para operar uma aeronave não tripulada com eficiência e segurança.

Existem inúmeras opções no mercado, tanto de equipamentos nacionais como importados, das mais diversas formas, tamanhos e preços. Mas como fazer para chegar à conclusão de qual deles pode melhor nos atender? Um bom começo é determinar o tipo de trabalho a ser desenvolvido com o Sis VANT, que tipo de terreno será coberto, quais as condições para decolagem e pouso das aeronaves, o tamanho das áreas a serem imageadas, a facilidade ou não de acesso a estas áreas, se será necessário o uso de imagens georreferenciadas com grande precisão ou apenas saber se determinada área está sendo desmatada, invadida, ou com sua ocupação expandida. Estes fatores irão impactar diretamente no tempo de voo necessário para cumprir cada missão, e isso ajudará a definir qual a autonomia e alcance que o Sis VANT deverá ter. Com esta primeira informação, já é possível eliminar uma parcela dos sistemas existentes no mercado.

Os veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones) e seus sistemas serão discutidos durante a conferência MundoGEO#Connect 2015. Especialistas estarão presentes para apresentar o que há de mais avançado e as últimas novidades dos Drones para diversas aplicações, além das capacidades, limites e modelos desta tecnologia, bem como um panorama atual da legislação atual.

Para ficar por dentro desta tecnologia, participe do Curso VANTs & Drones: Modelos, Usos e Limites, no dia 6 de maio, e também do Fórum VANTs & Drones: Aplicações e Resultados, no dia 7 de maio. A programação das duas atividades já está disponível. Ambos serão realizados durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, em São Paulo (SP).

Com diversos modelos de Drones em exposição, a feira de produtos e serviços do evento terá acesso livre, mediante registro antecipado.

Faça aqui sua inscrição nas atividades do MundoGEO#Connect 2015.

Novidade em 2016: Feira VANTShow

A MundoGEO tem o prazer de comunicar, para toda a comunidade de usuários, desenvolvedores e entusiastas, a realização da primeira feira de Drones do Brasil. A 1ª edição da ExpoDrones vai acontecer simultaneamente ao MundoGEO#Connect LatinAmerica 2016 no mês de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP).

A VANTShow 2016 terá, além da feira, atividades técnicas, como cursos e seminários, que vão instruir sobre como utilizar a tecnologia e apresentar as inúmeras aplicações profissionais que podem ser empregadas com base nos dados gerados pelos Drones, também conhecidos no Brasil por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs).

Emerson Granemann, Diretor da MundoGEO, informa que a criação deste novo evento em 2016 foi baseada na crescente sinergia que existe entre a comunidade geoespacial e os usuários de Drones. “Esperamos que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) libere nos próximos meses a regulamentação para uso comercial dos Drones, para que este mercado cresça no Brasil”, comenta.

O foco da VANTShow 2016 será destacar as importantes aplicações das aeronaves não tripuladas para mapeamento e monitoramento, com foco nas áreas de mineração, segurança, infraestrutura, meio ambiente, construção, agricultura de precisão, serviços de emergências, entre outras. A feira irá mostrar os modelos nacionais e importados de Drones, além da inteligência para navegação e dos sistemas para coleta e processamento dos dados.

“O evento também debaterá os modelos de negócios das aplicações potenciais futuras dos Drones, que prometem revolucionar as áreas de entretenimento, publicidade, jornalismo, serviços de entregas e vigilância em espaços urbanos”, finaliza Granemann.

Todas as informações sobre a VANTShow 2016 estão disponíveis em breve na página web do evento. Para contribuir e opinar sobre esta novidade, envie um e-mail para Emerson Granemann, diretor do evento, em emerson@mundogeo.com.

Fonte: MundoGEO#Connect