Quem precisa de informações sobre assuntos ligados a geociências, terras e cartografia do território paranaense pode ter esse acesso em apenas alguns cliques. O portal do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Paraná (ITCG), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, dispõe de vasto material para consulta pública.

O geólogo Marcelus Klinguelfus Borges usa o acervo de mapas e fotos aéreas do ITCG para desenvolver seu trabalho. “O portal fez uma grande diferença, porque dependo de várias informações e agora não preciso mais me deslocar para consultar ou emprestar o material”, disse Marcelus.

O acervo do ITCG tem mapas, mapas históricos, arquivos gráficos municipais e informações geoespaciais temáticas (uso da terra, unidades territoriais, clima, vegetação, hidrografia, Rede Geodésica de Alta Precisão e Aerolevantamento). É possível acessar todas as informações nos menus Programas e Projetos, Biblioteca Virtual e Aplicação Geo. “As informações estão prontas e fáceis de acessar. Esta é uma grande evolução”, afirma Borges. “Quanto mais informação o governo puder disponibilizar, melhor é o trabalho para a população.”

Qualquer projeto que venha a ser desenvolvido com as informações disponibilizadas no portal, como o detalhamento de uma área, pode passar a integrar o acervo do instituto, propiciando o desenvolvimento do Estado e do País.

“Estamos empenhados em digitalizar nosso acervo de dados de domínio público e disponibilizá-los no site”, afirma a diretora de Geociências do ITCG, Gislene Lessa. A Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) estabelece que dados de órgãos e entidades públicas estejam acessíveis a qualquer pessoa física ou jurídica.

Além do acervo de dados, o ITCG conta com um serviço de Ouvidoria (Fale Conosco), também atendido pela rede. Caso a informação não seja encontrada no acervo disponível no site, é possível requisitá-la. Basta clicar em Fale Conosco. A solicitação é encaminhada para os técnicos do instituto.

ITCG

O I Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Paraná executa a política agrária no Paraná, no que se refere às terras públicas, tendo por finalidade a colonização e o desenvolvimento rural do Estado, a execução de serviços cartográficos, a elaboração do cadastro territorial rural e de sua estatística imobiliária, bem como a pesquisa nas áreas fundiária, agrária e de geociências.

Fonte: ITCG