O sistema de navegação por satélite Galileo, da União Europeia, tem agora oito satélites em órbita após o lançamento dos satélites Galileo 7 e 8, na sexta – feira, 27 de Março, a partir do Porto Espacial Europeu na Guiana Francesa a bordo de um foguete Soyuz.

A nova dupla de satélites se juntará aos seis satélites lançados em outubro de 2011, outubro de 2012 e agosto 2014.

Segundo Jean-Jacques Dordain, diretor geral da ESA, os testes em órbita doa satélites 5 e 6 têm demonstrado a qualidade e desempenho dos satélites. No final do ano, está previsto o lançamento de mais quatro satélites.

“Assim, como os seis novos satélites deverão estar em órbita no final do ano, estamos nos aproximando dos testes e implantação da constelação”, disse o diretor da ESA de Galileo e atividades relacionadas com a navegação, Didier Faivre.

Tal como definido pela Comissão Europeia, o objetivo é oferecer um pacote de serviços  incluindo um Serviço Público livre, um serviço público criptografado regulado e uma função de busca e salvamento em 2016.

A capacidade do sistema completo, que inclui um serviço comercial criptografado beneficiando de 24 satélites operacionais, está previsto para entrar em vigor em 2020.

Fonte: ESA