Participe deste curso de Geoprocessamento online prático e veja os principais conceitos que envolvem o Geoprocessamento, conheça os sistemas de informação geográfica e suas aplicações, aprenda noções de cartografia, bancos de dados e processamento digital de imagens, e entenda os elementos que garantem a qualidade e padronização dos dados geográficos

O Instituto GEOeduc tem o prazer de anunciar que lançou mais um curso totalmente online: Introdução ao Geoprocessamento.

Ao acompanhar a história do Geoprocessamento no Brasil e no mundo, chega a ser surpreendente a dimensão que essa área tomou no espaço de atuação das rotinas de trabalho no setor geoespacial. Profissionais das mais diversas áreas, desenvolvendo as mais diferentes funções para os mais distintos objetivos se encontram em um lugar comum, que sustenta e dá sentido a dessas áreas. Nada mais do que óbvio: estamos falando do Geoprocessamento.

Com inscrições abertas e ministrado totalmente a distância, no curso de Introdução ao Geoprocessamento será abordado os seguintes tópicos:

• Apresentação – introdução; instruções sobre como navegar no curso e como baixar os dados para os exercícios

• Introdução ao Geoprocessamento – o que é o Geoprocessamento e para que serve; breve história do Geoprocessamento; diferenças entre Geoprocessamento, GIS, Geotecnologia e Georreferenciamento; etc.

• Sistemas de Informação Geográfica – o que é um SIG; diferença entre SIG, CAD e CAE; estrutura de um SIG; tipos de dados espaciais e como eles são coletados; características de um SIG; bancos de dados; aplicações.

• Noções de Cartografia e Geodésia – fundamentos da Cartografia; conceitos e aplicações de Topografia; GNSS (GPS, Glonass, Galileo, Beidou).

• Processamento Digital de Imagens (PDI) – o que é PDI e pra que serve; Fotogrametria e Sensoriamento Remoto.

• Qualidade de Dados Geoespaciais – Consórcio Geoespacial Aberto (OGC) e Normas ISO; elementos de qualidade da informação geográfica; Insfraestruturas de Dados Espaciais e a INDE; gerenciamento de Metadados.

• Avaliação e Conclusão

O instrutor do curso de Geoprocessamento online prático é Gustavo Bueno, Geógrafo formado na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), com mais de 4 anos de experiência em projetos relacionadas a GIS e Agrimensura. Trabalhou no Instituto de Terras Cartografia e Geociências do Paraná (ITCG) com a produção de bases cartográficas para cadastro e regularização fundiária.

“Aqui no GEOeduc já contávamos com cursos de Introdução ao GIS, mas identificamos que faltava um treinamento introdutório, que tivesse mais conceitos sobre as diversas formas de coleta, análise e compartilhamento de dados geoespaciais, e agora este novo curso vem suprir essa carência”, comenta Eduardo Freitas, coordenador de cursos e pesquisas de mercado do Instituto GEOeduc.

Mais informações e inscrições estão disponíveis no site http://www.geoeduc.com/produtos/curso-online-introducao-ao-geoprocessamento/

Fonte: Instituto GEOeduc