O modelo 3D da capital alemã está disponível para o público como Dados Abertos (Open Data)

Cerca de 550 mil edifícios cobrindo 890 km² de espaço da cidade foram fotografados a fim de criar o modelo. Os dados de construção em 3D da cidade estão sendo preparados através de um portal serviço baseado na web, como parte da iniciativa Open Data de Berlim. O modelo Open Data permite que os usuários se referem tanto aos dados CityGML originais para todo o modelo de cidade, bem como partes da cidade e usá-lo para seus próprios propósitos. Edifícios individuais ou partes da cidade podem ser selecionados e baixados em uma variedade de formatos de dados 3D sobre uma interface de serviço.

“O modelo fornece uma base única para a investigação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, startups da economia digital e instituições científicas. O modelo ajuda a reforçar o papel pioneiro de Berlim como uma cidade digital e inovação na Europa “, disse Stefan Franzke, Managing Director de Berlim Parceiro de Negócios e Tecnologia.

De acordo com o Prof. Dr. Jürgen Döllner, presidente do Departamento de Sistemas de Computação Gráfica do Instituto Hasso Plattner, em Potsdam, a cidade modelo fornece uma base de dados única: “Pretendemos usar o modelo da cidade de Berlim 3D na pesquisa e desenvolvimento de processos e soluções de TI para a visualização e análise de modelos espaciais em 3D. Especificamente, nós queremos usar o modelo no campo de ‘Urban Analytics’ como base para a comunicação de dados e de processos espaciais complexos “, afirmou.

O modelo da cidade e vídeo material em 3D  está disponível para uso sem restrições.

Fonte: OGC