Empresa investe em parcerias e ganha destaca no mercado de mini helicópteros multirrotores

Pioneira no mercado nacional de drones, a GyroFly firmou parceria com a catarinense Produza para a produção de todas as placas dos modelos fabricados pela empresa. Por enquanto, apenas a integração final de todos os sistemas que compõem a aeronave será realizada pela GyroFly. No total, serão montadas 300 placas eletrônicas.

Inicialmente, as placas eletrônicas dos drones eram montadas manualmente, tornando o processo mais longo e suscetível a erros. Falhas nesse processo comprometiam qualidade, prazo de entrega, segurança e, algumas vezes, o produto inteiro. Para o presidente da empresa, Gustavo Penedo a terceirização da montagem das placas permite que a empresa invista recursos na estratégia. “A GyroFly tem como estratégia principal o desenvolvimento e pesquisas de novas tecnologias aeronáuticas. Por causa disso, todo o processo de montagem eletrônica será terceirizado, visando redução de custos e foco na estratégia da marca”, comenta Penedo.

A GyroFly produz drones para filmagens e fotos aéreas, para cobertura e vigilância de grandes eventos, para monitoramento na agricultura e também para observação de situações de risco. Com tecnologia cem por cento nacional, incluindo a estrutura de carbono da plataforma, os hardwares e softwares embarcados de controle, guiamento e navegação, a empresa consegue oferecer aos clientes customizações do produto, suporte, treinamento e garantias maiores do que os concorrentes mundiais.

A primeira geração de drones criada no brasil com tecnologia totalmente nacional foi desenvolvida pela empresa, no interior do estado de São Paulo, em São José dos Campos, e agora conta com a ajuda da empresa catarinense. A Produza começou atendendo a projetos desenvolvidos no LabElectron, laboratório da Fundação CERTI, e hoje também investe na aproximação com outros instituições de pesquisa e empresas que atuam no desenvolvimento de hardwares e placas de circuito. Com mudança na diretoria, a Produza projeta um crescimento de aproximadamente 23% em 2015.

Sobre a Produza

A empresa investe na produção de placas mais complexas, com componentes sensíveis, para volumes pequenos e médios. Com 55 funcionários e uma média de 1,7 milhão de componentes produzidos ao mês, também investe na aproximação com outras instituições de pesquisa e empresas que atuam no desenvolvimento de hardwares e placas de circuito, o Instituto Eldorado, Fitec e Macnica DHW.

Sobre a Gyrofly

A GyroFly é uma empresa brasileira de base tecnológica nacional, no campo aeronáutico, focada na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de plataformas aéreas remotamente pilotadas de asas rotativas (ARPs), conhecidas popularmente como Drones multirrotores. Oferece aos seus clientes prestação de serviços de engenharia, treinamento, manutenção e customização de suas aeronaves. A concepção da empresa bem como operações de P, D & I tiveram início em 2007 na Incubaero, incubadora de Negócios do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/DCTA). Desde a sua criação, passou a atuar para dar suporte ao desenvolvimento de sistemas robóticos para grandes centros de pesquisas e instituições nacionais.