As imagens aéreas são de altíssima resolução e de infravermelho

A Prefeitura da Serra está investindo na modernização dos procedimentos relacionados às áreas de planejamento e gestão territorial. Entre as melhorias está a nova base cartográfica do município, resultante de um aerolevantamento realizado no final de 2014.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae) e incluem também a atualização do sistema de informação geográfica.

“A base cartográfica é a representação mais próxima da realidade espacial do município e provê dados fundamentais para a gestão municipal”, explica o geógrafo Luciano Cajaíba, diretor do Departamento de Geoprocessamento, ligado à Seplae.

Planejamento urbano

As imagens do mapeamento são tridimensionais (3D) e com elas é possível verificar os limites de áreas cercadas (lotes), posteamento, tipos de pavimentação existente nas vias, localização do meios-fios, entre outros detalhes. “Com estes dados e imagens, é possível diminuir os custos na hora de elaborar os projetos de drenagem, pavimentação e mais uma infinidade de usos”, acrescenta Cajaíba.

O diretor do Departamento de Geoprocessamento explica ainda que, além de facilitar a administração territorial, o mapeamento e demais serviços que estão sendo implementados contribuem para uma melhor fiscalização e arrecadação tributária: “Teremos as medidas exatas de todas as construções do município. São dados importantes para a elaboração de projetos de desmembramento ou remembramento de lotes, construir, lotear, obter licenciamento ambiental, realizar obras de infraestrutura, entre outros serviços”, detalha.

As imagens do mapeamento são em 3D

Meio ambiente

Entre os produtos já disponíveis para consulta das equipes técnicas da Prefeitura estão imagens aéreas de altíssima resolução e de infravermelho que permitem, por exemplo, identificar áreas de desmatamento, especificar tipos de vegetação e localizar corpos d’água.

Na área ambiental, merece destaque também o levantamento de dados detalhados do Mestre Álvaro, que será totalmente mapeado. As imagens servirão para, entre outros usos, catalogar todas as nascentes da região.

Além do Mestre Álvaro, o Morro do Vilante e o distrito de São José do Queimado também receberão atenção especial. “Esta iniciativa beneficia diversas áreas de atuação da Prefeitura. São informações precisas, atuais, confiáveis e que permitirão analisar processos de forma mais ágil e auxiliar na criação de planos de recuperação das áreas de proteção ambiental”, conclui Cajaíba.

Rede geodésica

Outra iniciativa da Prefeitura é a ampliação da rede de marcos geodésicos da Serra. Trata-se de um conjunto de objetos fixados em diversos pontos do município e que servem para identificar com exatidão as coordenadas planimétricas (que se referem a plano, planta, horizonte) e a altimetria (altitude, altura) de cada um destes pontos. Estas informações são muito úteis em trabalhos de topografia e fundamentais na hora de elaborar projetos de engenharia, sejam públicos ou privados.

Fonte: Prefeitura da Serra