Em 2015 profissionais, acadêmicos e estudantes tiveram a oportunidade de concorrer ao Prêmio MundoGEO#Connect por seus trabalhos que usam atributos geográficos. Ao todo, mais de 100 projetos foram recebidos, em cinco diferentes categorias. Agora, os três melhores projetos de cada uma delas já são conhecidos. Durante a cerimônia de premiação, no dia 6 de maio em São Paulo (SP), será revelada a ordem dos ganhadores.

Na categoria “Infraestruturas de Dados Espaciais” foram selecionados, por uma equipe de especialistas no setor, três projetos: “De onde vem a água?”, “LIS ONLINE E GSE – Leitura e Impressão Simultânea com Gerenciamento das Equipes” e “Sabesp da Baixada Santista Monitora através do Geoprocessamento as reclamações referentes à falta de água através de uma aplicação na Web”. Confira abaixo um resumo de cada um deles!

Para saber ainda mais ou entrar em contato com os organizadores de cada projeto, envie um e-mail com a sua solicitação para editorial@mundogeo.com.

Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx)

O projeto tem por finalidade oferecer à sociedade acesso a produtos geoespaciais de todo o Brasil elaborados pela Diretoria de Serviço Geográfico, de forma simples, rápida e eficiente, diminuindo a latência entre a produção e a disseminação dos mesmos. A grande variedade de estrutura de produtos, a interligação de cinco bancos de dados geográficos de grandes proporções e a aderência aos padrões nacionais previstos na INDE e ePING figuram como os principais desafios a serem superados.

Nos 29 meses de operação do BDGEx, foram carregados e disponibilizados 12586 produtos, inscritos mais de 8300 usuários, descarregados mais de 110200 produtos. Complementarmente, foi registrado o recorde de 3139 produtos descarregados em um único dia em julho de 2014.

 

Projeto Datageo: Implantação de uma IDE Ambiental do Estado São Paulo

Até meados de 2000 o gerenciamento de dados geográficos tinha como conceito básico o armazenamento centralizado, que restringia o acesso, a disponibilização levando os usuários a buscar soluções individuais para os seus projetos e análises, causando duplicação das bases de informação, redundância de trabalho, disseminação de versões diferentes de uma mesma informação acarretando graves problemas de consistência e confiabilidade na tomada de decisão. Além disso, ocasionando o isolamento entre órgãos e empresas de governo que poderiam compartilhar dados de uso comum evitando desperdício de recursos humanos e financeiros.

Considerando este cenário tecnológico e tendo em vista que as questões ambientais estão intrinsecamente ligadas ao território, o desafio enfrentado foi disponibilizar uma Base de informações territoriais ambientais que seja confiável, atualizável e detalhada, para o cumprimento das atribuições da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo tanto para formulação de políticas públicas como para subsidiar as ações de planejamento e gestão, licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental.

A implantação do conceito Infraestrutura de dados espaciais em sua essência para aparelhar o setor público com que há de mais inovador e atual na área de informações geográficas considerando a aderência a padrões nacionais e internacionais, escalabilidade e sustentabilidade econômica. Mudança de cultura interna da instituição no uso de informações geográficas.

As informações do Projeto DataGEO estão acessíveis para todo Governo Estadual, demais esferas governamentais, órgãos não governamentais e público em geral, atendendo a política de compartilhamento e transparência. A tecnologia e a metodologia aplicada permitirá estabelecer novas conexões e parcerias com órgãos internos e externos ao governo do Estado de São Paulo.

 

IDE Montevideo

El desafío: Asegurar la accesibilidad de la población a la información que se gestiona en la Intendencia de Montevideo.
En el entendido de que la accesibilidad a la información es un requerimiento de las sociedades modernas y en concordancia con la legislación vigente en Uruguay, la Intendencia de Montevideo promueve mecanismos para garantizar el derecho de las personas al acceso a la Información Pública en general y particularmente a la Información Geográfica que gestiona.
Como organismo integrante de la Infraestructura de Datos Espaciales de Uruguay (IDEuy), la Intendencia de Montevideo ha generado un nodo IDE, una IDE local que brinda geoservicios y datos catalogados según normas ISO.

Debido a su importancia, se procura brindar el acceso a la información de una manera práctica y fácil para los usuarios no técnicos que simplemente desean consultar los datos generados por la Administración. La información geográfica en particular (más de 300 niveles) está disponible en variedad de formas, considerando las diferentes necesidades y preferencias de los usuarios y fundando las bases de una Infraestructura de Datos Espaciales local.

El uso de los visores de mapas es masivo y se cuentan más de 1500 visitas diarias en promedio.

Se ha comprobado la apropiación y uso por parte de los ciudadanos en la generación de aplicaciones basadas en estos datos. Aplicaciones para la web y para dispositivos móviles (smartphones, tablets), que brindan servicios útiles como consulta de horario, recorrido y puntos de parada del transporte colectivo, localización de monumentos históricos, transformación de direcciones en coordenadas geográficas, reporte de accidentes de tránsito en la ciudad de Montevideo, etc. (se listan en sección “Aplicaciones que usan Datos Abiertos”).

La IM está apostando a una comunidad colaborativa, adoptando un modelo abierto y cooperativo para hacer un uso eficiente de la información que redunde en mejores beneficios para el ciudadano.

Cerimônia de Premiação

A ordem dos vencedores da categoria “Gestão Pública” será revelada durante a cerimônia de premiação do Prêmio MundoGEO#Connect 2015, que será realizada no dia 6 de maio, segundo dia do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015. O evento acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Faça o registro gratuito na feira de produtos e serviços para participar da cerimônia.

Fonte: MundoGEO#Connect 2015