Os Ministros da Defesa do Brasil, Jacques Wagner, e de Portugal, José Pedro Aguiar Branco, participam da assinatura de um acordo de cooperação entre as empresas Santos Lab do Brasil e o Grupo português Tekever, para desenvolvimento de aviões não tripulados brasileiros ainda mais modernos. O acordo será assinado nesta terça-feira, dia 14, às 11:30 hs, no Pavilhão 2 do Riocentro, no dia de abertura da LAAD, a mais importante feira de defesa da América do Sul.

A Santos Lab é a mais importante empresa brasileira e líder no segmento de produção de veículos aéreos não tripulados, com seus aviões equipando a Marinha do Brasil. O Grupo tecnológico português TEKEVER é o mais importante no segmento de defesa de Portugal. As duas empresas vão integrar tecnologia e conhecimento no desenvolvimento de novos produtos e unir esforços comerciais a nível global, com particular enfoque nos mercados sul-americanos.

O AR2 Carcará é o primeiro produto a resultar desta parceria entre as duas empresas. Este VANT já está ao serviço de missões de vigilância marítima da Marinha Brasileira. O AR2 Carcará inclui uma estrutura totalmente à prova de água, concebida e produzida pela Santos Lab, especificamente destinada a operações marítimas e anfíbias. Ele está ainda equipado também com avançados sistemas de bordo, sistemas de comunicação e estações terrestres fornecidos pela TEKEVER, permitindo uma nova gama de capacidades operacionais.

Gilberto Buffara, CEO da Santos Lab, acredita em boas perspectivas para os negócios da Santos Lab com esta nova parceria:

“Estamos muito felizes com esta parceria. Ao passarem a incorporar os sistemas da TEKEVER, os nossos produtos ganham flexibilidade, versatilidade e um grau de segurança adicional, o que irá beneficiar de forma muito clara os nossos clientes. Passamos a ter uma enorme vantagem competitiva, não só no mercado brasileiro, como no restante mercado sul americano, e passamos também a ter acesso ao mercado global através da estrutura internacional do Grupo TEKEVER”,