O IBGE divulga hoje, 30 de abril de 2015, a 1ª parte do projeto Regiões Rurais, que tem por objetivo elaborar uma divisão regional do Brasil a partir da dinâmica geográfica traçada pela produção agroindustrial no território nacional. Nesta divulgação, o estudo apresenta a lista com as 104 Regiões Rurais definidas, além de uma abordagem conceitual, que passa pela compreensão da dinâmica territorial brasileira, e a metodologia geográfica, que reúne informações estatísticas e cartográficas e possibilita uma visão integrada e abrangente da realidade rural, não mais se limitando ao estritamente agrícola.

A lista com as 104 Regiões Rurais e outras informações referentes a essa divulgação estão disponíveis no link
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_regioes_rurais.shtm

Para definir as Regiões Rurais, o IBGE utilizou conceitos de divisões regionais baseadas em área e estudos regionais (ou área de influência) baseados em redes. As primeiras definem espaços de contiguidade e uso da terra, enquanto os segundos, espaços polarizados estruturados por funções e fluxos. Embora distintos, os conceitos não são excludentes, e é de seu entrecruzamento que resultam alguns dos processos de regionalização mais complexos e abrangentes.

Assim, o projeto revela, de forma inédita, um retrato de 104 Regiões Rurais designadas por uma ou mais cidades que articulam essas regiões. Essas cidades foram classificadas segundo sua importância na rede urbana brasileira, o que permite uma leitura conjugada das Regiões Rurais identificadas pela pesquisa aos centros urbanos de importância local, regional e nacional.

Além de uma visão integrada do espaço rural com os centros urbanos nacionais, o projeto incorporou também a presença de grandes Terras Indígenas e Unidades de Conservação, que compõem, nos dias atuais, um complexo mosaico do território brasileiro muito além da estrita produção agropecuária. Isso ocorre principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, com destaque para os estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Amapá e Roraima.

Com isso, o Projeto Regiões Rurais constitui a mais recente contribuição ao processo de integração das informações estatísticas às informações geradas no âmbito dos estudos e análises geográficas referentes ao agro nacional. Nesse sentido, além do objetivo principal de construir uma regionalização do espaço rural brasileiro para servir à divulgação de dados censitários, espera-se, também, contribuir para subsidiar o planejamento territorial do país através da escolha e localização de políticas e ações públicas e/ou privadas pensadas de forma estratégica.

Fonte: Ibge