Vídeo disponível de forma gratuita traz características, conceitos e usos de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para garantir eficiência na análise ambiental

Sensoriamento Remoto Vídeo ensina a usar GIS e análise espacial para meio ambienteSensoriamento remoto e análise ambiental: conceitos, técnicas e tecnologias

A cada ano surgem novos tipos de sensores e softwares para processamento e representação dos dados obtidos por satélites, aviões e, mais recentemente, veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones). Toda esta transformação, num ritmo acelerado, vem promovendo profundas alterações no modelo de negócios e nas formas de uso e compartilhamento da geoinformação. Hoje, muito mais importante do que coletar as imagens é saber o que fazer com elas e obter o retorno do investimento.

A questão ambiental também vem apresentando tendências similares. A oferta de dados geoespaciais, como as imagens de satélites, muitas vezes vem sendo feita conjuntamente com diversos serviços de monitoramento da superfície terrestre. Através deste novo modelo de negócios, estão sendo criadas novas formas de relacionamento e intercâmbio entre as empresas fornecedoras e os usuários das soluções.

Capacitações em São Paulo

No dia 5 de maio o curso presencial Geoinformação nos Projetos Ambientais oferecerá uma descrição completa das etapas de coleta, processamento e análise das informações geospaciais aplicadas a projetos ambientais, além de explicar as vantagens desta nova forma de se executar ações ambientais utilizando informações geoespaciais.

Para mostrar como obter os melhores resultados a partir de dados de sensoriamento remoto, no dia 7 de maio será realizado o Seminário Sensores e Serviços de Observação da Terra, que apresentará as principais características e diferenças técnicas dos diversos tipos de sensores ópticos, radar e laser embarcados em Drones, aviões e satélites. Também serão discutidas soluções para processamento dos dados e serviços de monitoramento, além de exemplos e aplicações práticas.

A ementa destas duas capacitações, que acontecerão em São Paulo (SP) no dias 5 e 7 de maio, já estão disponíveis. Saiba mais sobre o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015 e faça sua inscrição antecipada nos cursos e seminários do evento para garantir sua vaga e economizar no investimento.

Vídeo sobre GIS e Sensoriamento Remoto para Meio Ambiente

Para saber mais sobre como usar com eficiência dados, imagens e análise espacia para aprimorar resultados na gestão ambiental, veja o vídeo Técnicas de GIS e Sensoriamento Remoto para Projetos Ambientais.

 

Fonte: MundoGEO#Connect 2015