A companhia Airbus tem interesse em firmar parceria com empresas brasileiras para entrar no mercado de lançamento de satélites de pequeno porte, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Satélite brasileiro Cbers

A intenção foi apresentada nesta terça-feira (12) ao ministro da Defesa, Jaques Wagner, que está em visita oficial à França. Ele prometeu apresentar ao empresariado nacional a proposta de criação da joint venture.

Segundo Wagner, “a Airbus está falando de lançadores de menor capacidade, mas para satélites que hoje são muito demandados, que são os satélites de observação, usando a estrutura brasileira”.

Para a companhia europeia, a vantagem de uma joint venture com o Brasil seria o potencial de concorrer no mercado de satélites de até 700 kg, que orbitam a 700 km de altitude. Hoje, a empresa se especializa em satélites geoestacionários de grande porte. “Acho que seria um grande ganho para nós (…) porque eles querem fazer via Embraer”, avalia o ministro.

Segundo ele, a conversa com a empresa foi “absolutamente prospectiva”. A proposta da Airbus será analisada e estudada por uma equipe do ministério porque tem de haver uma contraparte brasileira. “Se a contraparte for uma estrutura empresarial, melhor ainda”, afirmou Wagner.

Hoje (13), ele se encontra com o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drien, e retorna para Brasília em seguida.

Fonte: Aeb