A Bentley, empresa líder em soluções de software para projeto, análise, construção, operação e manutenção da infraestrutura mundial, lançou no Brasil, durante a feira MundoGEO#Connect Latin America 2015, o software Smart3DCapture, da Acute3D.

Mundialmente usado para levantamentos topográficos, levantamento de cidades, projetos BIM e maquetes eletrônicas, o Smart 3D Capture é uma solução para modelagem 3D da realidade.

O princípio do Smart3DCapture é analisar várias fotografias de um objeto estático, tiradas de diferentes pontos de vista, e automaticamente detectar os pixels correspondentes ao mesmo ponto. Veja uma amostra no video a seguir: https://dl.dropboxusercontent.com/u/78454548/Paris%203D.mp4

O software permite a utilização de fotos, desde sobrevoos (drones e helicópteros), para gerar elementos 3D como cidades, terrenos, edifícios, para manipulação em aplicações CAP/GIS.

Projeto de Estocolmo (Suécia) utilizando o Smart3DCapture

Entre alguns projetos elaborados utilizando o software, está o da cidade de Estocolmo (Suécia) lançado em 2013, destinado a criar o modelo 3D mais realista da cidade, cobrindo mais de 500km² e integrando maquetes virtuais 3D de futuros projetos arquitetônicos e de infraestrutura.

Outra aplicação do Smart está na integração do software com um UAV, como no caso da indústria metalúrgica, onde foi apresentada uma solução para medição de volume estoques usando o UAV Novadem e o e Smart3DCapture Advanced Edition, uma nova forma de trabalho que melhora, em muitos aspectos, o fluxo de trabalho incluindo a velocidade, precisão e segurança.

Além destes exemplos, o software foi escolhido para o projeto de modelagem da ‘Grande Muralha da China em 3D‘, lançado oficialmente em 16 de setembro 2014 supervisionado pelo Ministério da Cultura e Administração Estatal de Patrimônio Cultural da China e, em parte, financiado pela UNESCO. O Smart3DCapture será combinado com imagens do solo e laser scanner. Uma parte da Grande Muralha da China em 3D foi produzida a partir de imagens tiradas pelo Redbird Helicopter Surveying Technology, equipado com o Smart3DCapture.

Uma parte da Grande Muralha da China em 3D foi produzida a partir de imagens tiradas pelo Redbird Helicopter Surveying Technology, equipado com o Smart3DCapture. Imagem: Acute3D