Você sabia que mais de 90% dos usuários utilizam Sistemas de Informações Geográficas (GIS) – como o ArcGIS, QGIS e similares – para a produção de mapas temáticos no dia-a-dia do seu trabalho? Porém, muitas vezes, os mapas produzidos não atendem normas técnicas ou simplesmente não são agradáveis visualmente. Você sabe como fazer mapas temáticos no ArcGIS seguindo normas técnicas?

O trabalho de elaboração de mapas temáticos está longe de ser simples, já que devem ser construídos levando-se em conta métodos adequados às características e às formas de manifestação – em pontos, linhas ou áreas – dos fenômenos considerados em cada tema, e também devem ser adaptados ao público alvo – quem vai “ler” o mapa – e à plataforma onde ele será mostrado – uma folha impressa, a tela de um computador, em um smartphone, etc.. Outros fatores importantes são o grau de abstração – já que é impossível representar toda a realidade física no mapa – e a forma de agrupamento dos dados representados no mapa.

No caso de mapas temáticos para a representação de estudos socioambientais, estas questões tornam-se ainda mais complexas, já que em um mesmo desenho devem ser mostradas questões relativas ao meio-ambiente e também à atividade humana, sempre levando-se em conta que o mapa deve ser agradável visualmente e – principalmente – que ele passe  uma mensagem clara ao leitor.

Pensando nisso, o Instituto GEOeduc elaborou um curso fundamental para que você conheça a teoria e as técnicas de cartografia temática e digital, e ainda como funciona na prática a elaboração dos mapas com alta qualidade visual, respeitando convenções cartográficas e semiologia gráfica. Na ocasião serão apresentados de forma inédita mapas de diversos tipos, mas focando especialmente em temas de maior relevância, como mapas para estudos socioambientais, com exercícios práticos usando os softwares ArcGIS e GisCloud.

Você sabe – mesmo – como fazer mapas temáticos no ArcGIS seguindo normas técnicas?

Esta será uma chance única de participar em um curso online que vai contar com uma breve introdução à Cartografia Temática e à relação entre Cartografia Digital e GIS, para logo em seguida passar aos exemplos de mapas temáticos socioambientais. Na parte prática será explicado como construir camadas (layers) e fazer a gestão de rótulos e a  montagem de layout, finalizando com métodos de exportação para o WebGIS e impressão.

E o instrutor é um especialista no assunto: Fabiano Cucolo, Geógrafo e Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP de Rio Claro, com 14 anos de experiência em Geotecnologias. Atualmente é consultor de Geotecnologias da Soloverdi Engenharia, atuando na SABESP (Projeto de Despoluição do Rio Tietê), além de projetos para outras empresas. Já atuou como Especialista em Geotecnologias em empresas como Imagem, Consestoga Rovers, SKY, Itau-Unibanco, Telemidia, Concremat, Cognatis, Gempi. Como Docente atua em cursos de pós-graduação da Unitoledo, ESIC e UNIRP. Você poderá interagir com o Fabiano, enviando suas questões através do chat e recebendo ao vivo a resolução de seus questionamentos.

Quando???

O WebTreinamento Mapas Temáticos para Estudos Socioambientais com ArcGIS e GisCloud vai acontecer dia 28 de maio a partir das 19h30 e é destinado a você que tem interesse em aprender as técnicas de cartografia temática e digital, além de entender como funciona na prática a elaboração dos mapas com alta qualidade visual, respeitando convenções cartográficas e semiologia gráfica. Se você se inscrever mas não puder participar por qualquer imprevisto, terá acesso a todos os materiais apresentados, após o curso, além de poder enviar suas dúvidas por email ao nosso suporte GEOeduc.

WebTreinamento: Mapas Temáticos para Estudos Socioambientais com ArcGIS e GisCloud
Hora:  19h30 (hora de Brasília)
Data: 28 de maio de 2015
Inscrições: http://bit.ly/1L67DdK

Fonte: Instituto GEOeduc