A grande variedade de aplicações nas quais pequenos veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones) podem ser empregados está crescendo a cada dia, da mesma forma que também são buscados novos usos para esta tecnologia.

Drone-MundoGEO#Connect 2015
VANT (SX8) da Sensormap em exposição na feira MundoGEO#Connect 2015

A grande demanda por drones de pequeno porte possui uma distribuição geográfica ampla e diversificada, variando de país a país, por tipo e design. A compreensão da variabilidade e complexidade dos drones produzidos é crucial para aqueles que pretendem investir neste mercado.

Está previsto o crescimento em aplicações na segurança e defesa nacional, particularmente para a coleta de uma grande variedade de dados, para o monitoramento de ameaças, tecnologia de reconhecimento facial, novos sensores militares e outros,assim como dados para fins investigativos.  Os drones também são utilizados para a substituição de tarefas que anteriormente eram executadas por Veículos Aéreos Tripulados, reduzindo desta forma os riscos de vida no desempenho destas tarefas. A automação promovida pelos drones também irá trazer grande economia de tempo e custo para aplicações como pulverização agrícola, fornecimento de bens e muitas outras aplicações.

Uma análise detalhada das últimas tendências políticas, econômicas e tecnológicas está no cerne da análise quantitativa e qualitativa sem precedentes do mercado de Veículos Aéreos Não Tripulados.  O relatório desta análise fornece o balanço completo do mercado global, incluindo a análise do desempenho financeiro e perspectivas futuras, dinâmica do mercado políticos, econômicos, sociais e tecnológicas são avaliadas juntamente com detalhes de centenas de contratos, programas e requisitos.

O relatório completo em inglês pode ser encontrado em Small Unmanned Aerial Vehicle (UAV) Market Forecast 2015-2025.

Fonte: GISCafé


DroneShow 2015

Em 2015, o Brasil ganhará sua primeira feira dedicada especialmente para aplicações profissionais desta tecnologia. A DroneShow LatinAmerica 2015 vai acontecer no dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, e será realizada pela MundoGEO. Entre os temas que terão destaque no DroneShow 2015, estão: mapeamento, monitoramento, segurança, meteorologia, engenharia, jornalismo, marketing, cinematografia, infraestrutura, mineração, óleo e gás, serviços de emergência, agricultura, utilities e serviços públicos.

Todas as informações sobre a DroneShow estarão disponíveis em breve na página web do evento: www.droneshowla.com. Para contribuir e opinar sobre esta novidade, envie um e-mail para Emerson Granemann, diretor do evento, em emerson@mundogeo.com.