Trimble apresentou a nova versão do SketchUp Mobile Viewer, aplicativo que permite aos usuários visualizar e compartilhar seus próprios modelos 3D, navegar,  fazer download e traçar caminhos através dos arquivos disponíveis no Google SketchUp (.skp) encontrados no acervo digital Trimble Warehouse-o 3D.

A nova versão traz opções mais flexíveis de gerenciamento de arquivos,  juntamente com recursos adicionais para a navegação e visualização de modelos do SketchUp. E através da integração com Dropbox, um serviço de armazenamento de arquivos e compartilhamento, e o Trimble Connect –  plataforma de colaboração em nuvem da Trimble -, o SketchUp Mobile Viewer agora oferece opções adicionais de transferência de arquivos baseados em nuvem, fornecendo aos usuários a capacidade de baixar arquivos do SketchUp diretamente no Visualizador Mobile. Os arquivos SketchUp também podem ser transferidos a partir do desktop via iTunes (IOS) ou a partir de um cartão SD (Android) e aberto diretamente a partir de outros iOS e aplicativos Android (por exemplo, se for enviado como anexo de e-mail).

Somando-se às ferramentas multi-touch do SketchUp Mobile Viewer para pan e zoom, o aplicativo oferece a opção de visualizar modelos usando uma nova ferramenta de navegação. Os usuários podem alternar rapidamente entre a perspectiva e modos de câmera ortográficas e ajustar o campo de visão. Alem disso, o aplicativo suporta opções de renderização estilo de face do SketchUp,incluindo o modo de raio-X e um novo recurso que permite a visibilidade das camadas de um modelo a ser ligado ou desligado.

O SketchUp Mobile Viewer (versão 2) está disponível através da Apple App Store e Google Play Store.