Por Mariana Oliveira, Eder Roberto

A geografia é uma das mais antigas áreas de conhecimento da humanidade e basta assistir os principais notíciários e ler as manchetes para notar que sempre existem, de alguma forma, oportunidades para a atuação do geógrafo. O profissional pode atuar em importantes áreas como planejamento urbano, ambiental e territorial, , estudos geoeconômicos e populacionais, geomarketing e geoprocessamento, incluindo a cartografia e o sensoriamento remoto.

No Brasil, o dia do geógrafo é comemorado em 29 de maio. Não por acaso, nesta data também é celebrada a fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criado em 1936, mas cujas origens remontam a 1871. Legalmente, o geógrafo brasileiro é o profissional bacharel em geografia, habilitado através da Lei 6.664/79 (regulamentada pelo Decreto 85.138/80 e alterada pela Lei 7.399/85, com regulamentação dada pelo Decreto 92.290/86) e devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

Assim, nesse 29 de maio prestamos homenagem em reconhecimento a todos os geógrafos atuantes nas mais diversas atividades, por todo o país. Parabéns a estes profissionais e aqueles que acreditam que “a inserção e manutenção do geógrafo no mercado de trabalho também é uma ferramenta de transformação social”.

A Aprogeo – SP – Associação Profissional de Geógrafos no Estado de São Paulo – completa o seu décimo aniversário de fundação neste ano e acaba de renovar sua representação junto ao CREA-SP para o exercício de 2016. Nascida da necessidade de defesa dos interesses profissionais do geógrafo, a APROGEO-SP celebra mais um ano reunindo profissionais, estudantes e colaboradores da área interessados na discussão de melhorias na formação acadêmica e em questões legais relacionadas à profissão do geógrafo.

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Associação e sobre a profissão do geógrafo acesse nossos principais canais de comunicação: site http://www.aprogeosp.org.br/ e Facebook.