A partir do dia 8 de junho estarão abertas as inscrições para a seleção de profissionais de diversas áreas de nível superior,  que serão voluntários à prestação do serviço militar temporário para todo território nacional.

O processo seletivo tem por objetivo preencher, em caráter temporário, necessidades operacionais da Força Aérea, porventura não atendidas pelos Quadros regulares de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Por meio de Seleção Pública, na qual consta de Avaliação Curricular e Inspeção de Saúde, conduzida pelos Comandos Aéreos Regionais (COMAR), com o objetivo de selecionar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário, graduados em nível superior e habilitados ao desempenho da profissão em uma das especialidades de interesse do COMAER, e que atendam às condições e às normas estabelecidas em Aviso de Convocação a ser publicado oportunamente. Entre as especialidades está Engenharia de Agrimensura.

Os candidatos selecionados serão incorporados como Aspirantes-a-Oficial e, caso sejam aprovados no Estágio de Adaptação Técnico (EAT), integrarão o Quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe Convocados (QOCon) durante o período de um ano.

Caso demonstrem interesse em permanecerem na ativa após a conclusão do período inicial de um ano, poderão ter o tempo de serviço prorrogado anualmente, a critério do Comando da Aeronáutica (COMAER), mediante apresentação de requerimento ao Diretor de Administração do Pessoal, cuja prorrogação dependerá de análise de oportunidade e conveniência da Administração Militar.

As prorrogações do tempo de serviço dos Oficiais do QOCon serão concedidas por períodos de um ano. O tempo máximo de permanência na ativa será de oito anos.

Para mais informações acesse o Quadro de Oficiais Convocados, selecione a região e acesse o Aviso de Convocação para saber sobre as áreas de atuação disponíveis.