O Portal Brasileiro de Dados Abertos alcançou a disponibilização de 1.000 conjuntos de dados com 7.381 recursos. O aumento veio com a publicação de datasets vindos da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Além de aumentar o número de informações disponíveis ao cidadão, a integração com o portal da INDE permitiu também que o cidadão faça o georreferenciamento das informações e a visualização em mapas.

Agora, é possível utilizar o Portal de Dados Abertos para acessar dados sobre a recuperação e o controle dos processos erosivos da Bahia do São Francisco, por exemplo. As informações vindas da INDE permitem também que as pessoas visualizem um mapa com os dados de erosão. A política nacional de dados abertas é conduzida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

Uma das prerrogativas lançadas pelo MP aos órgãos da Administração Pública Federal é a elaboração de planos de dados abertos, ou seja, documentos que irão prever a abertura das informações com metas, prazos e datas.

“Acreditamos que a abertura de dados não é apenas um instrumento de transparência, mas também um instrumento de melhoria na prestação de serviços para a sociedade e de construção coletiva das políticas públicas”, esclareceu o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert.

Fonte: Instituto Geodireito