A Agência Nacional de Águas (ANA) está com inscrições abertas para 5,4 mil vagas em cursos gratuitos a distância partir desta segunda-feira, 15 de junho. As inscrições podem ser realizadas através do site http://eadana.hospedagemdesites.ws/ até o próximo dia 21 ou antes desta data, caso todas as vagas sejam preenchidas.

Há capacitações sobre:

•Água na Medida Certa;
•Caminho das Águas;
•Cuidando das Águas;
•Lei das Águas;
•Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria;
•Sala de Situação.

Os interessados podem se inscrever em até dois cursos simultaneamente e receberão a confirmação de matrícula no primeiro dia de cada capacitação. A seleção será feita por ordem de inscrição. Os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações terão direito a um certificado, sendo que o tempo de duração das atividades pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada um. Para facilitar a aprendizagem, os conteúdos são estruturados através de uma navegação sequencial entre módulos.

Com 1000 vagas, o curso Lei das Águas tem carga de 20 horas e acontecerá de 6 a 19 de julho. A capacitação aborda a Política Nacional de Recursos Hídricos e os conceitos básicos relacionados à gestão das águas e ensina os alunos a identificarem formas de atuação responsável para o uso e gestão.

A atividades do curso Água na Medida Certa também têm carga prevista de 20 horas. As 1000 vagas disponíveis são para duas turmas, sendo a primeira de 23 de junho a 5 de julho e a segunda de 6 a 19 de julho. A capacitação busca ampliar o conhecimento dos participantes sobre recursos hídricos, a partir de reflexões sobre conceitos e informações sobre a disponibilidade, distribuição e quantidades de água no planeta.

O curso Sala de Situação: Fique por Dentro tem quatro turmas com 100 vagas cada. As atividades têm carga de quatro horas e acontecem nos seguintes períodos: de 23 a 28 de junho, de 29 de junho a 5 de julho, de 6 a 12 de julho e de 13 a 19 de julho. A capacitação tem como objetivo apresentar a Sala de Situação da ANA, centro de monitoramento de eventos hidrológicos críticos, como secas e cheias.

Dois cursos acontecem de 23 de junho a 19 de julho com carga de 40 horas e oferecem 1000 vagas cada: Caminho das Águas e Cuidando das Águas. O primeiro busca promover a educação e a conscientização da sociedade a partir de conceitos e práticas relacionados aos recursos hídricos. No Cuidando das Águas o objetivo é estimular os alunos a refletirem sobre a responsabilidade de cada um no uso sustentável da água e sobre as possibilidade de melhoria da qualidade dos recursos hídricos.

Com carga prevista de dez horas, o curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria tem 1000 vagas, divididas em quatro turmas. As atividades acontecem de 23 a 28 de junho, de 29 de junho a 5 de julho, de 6 a 12 de julho e de 13 a 19 de julho. A capacitação visa a ampliar o conhecimento dos alunos sobre medições e monitoramento das águas da chuva e dos rios, organização estrutural de gerenciamento das informações coletadas, uso e importância das informações coletadas, automação na coleta de dados e a Rede Hidrometeorológica Nacional.

Capacitação

A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2014, a Agência capacitou mais de 22 mil pessoas. Para 2015, a expectativa é bater este recorde com mais de 33 mil alunos. Saiba mais no Portal da Capacitação da ANA: e assista à animação sobre os cursos realizados pela Agência.

Fonte: ANA