Uma patente apresentada pela Apple em dezembro de 2014 e concedida na última segunda-feira pode ajudar a companhia a aprimorar seu serviço de mapas, que em breve deve permitir a navegação dentro de edifícios. A patente descreve um sistema que permite ao iPhone identificar se ele está dentro ou fora de uma construção, utilizando o melhor sinal próximo, sem que o usuário precise fazer nada.

Quando estiver usando o Maps do lado de fora, o celular determina a localização a partir de sinais de GPS. No entanto, dentro de prédios, o sinal de GPS pode ser fraco ou inexistente. Nesses casos, o smartphone seria capaz de descobrir a localização detectando os sinais de pontos de acesso sem fio.

O sistema patenteado seria capaz de alternar imediatamente, assim que sentir que o sinal de GPS está diminuindo, para manter a navegação. O processo inverso também ocorre com a mesma facilidade.

O sistema também seria capaz de dizer quando o usuário está se movendo entre os andares em um elevador, o que pode significar que poderá ser possível mudar os mapas de diferentes andares de um prédio. O iPhone conseguiria captar mudanças na pressão barométrica e combiná-las com outros dados de um giroscópio, microfone, acelerômetro e sensores de luz, entre outros dispositivos.

Fonte: Olhar Digital