Apenas quatro dias depois de ser posto em órbita, o satélite europeu Sentinel-2A forneceu suas primeiras imagens da Terra, mostrando exemplos de imagens coloridas, que serão utilizadas no programa de monitoramento ambiental Copérnico. A primeira aquisição de imagem aconteceu na Suécia e, em seguida, o satélite fez uma observação em  da Europa central e da região do Mediterrâneo, terminando na Argélia.

Os dados foram transmitidos em tempo real para a estação terrestre Matera, na Itália. O Diretor do Programa de Observação da Terra da Agência Especial Europeia (ESA), Volker Liebig, comentou que o satélite Sentinel-2A permitirá que a organização forneça dados para serviços de monitoramento da terra e será a base para várias aplicações que vão desde a agricultura até silvicultura, monitoramento ambiental e planejamento urbano.

O gerador de imagens multiespectrais está sendo calibrado durante a fase de testes – que levará cerca de três meses para ser concluída – mas a qualidade dessas primeiras imagens já superou as expectativas, segundo informações oficiais.

Fonte: GIM International