Você sabe o que são Mapas de Kernel e pra que servem? Muitas vezes, a análise espacial “tradicional” do comportamento de padrões não é suficiente para entender um fenômeno geoespacial. Veja como fazer análise espacial com Mapas de Kernel em software livre

Vamos começar pelo básico: Mapas de Kernel referem-se a um método de estimação de densidade por suavização e servem basicamente para identificar “pontos quentes” – ou hot spots, em inglês.

Muito úteis quando há uma grande concentração de pontos, são uma alternativa à análise geográfica do comportamento de padrões.

Neste método, as observações são ponderadas pela distância em relação a um valor central. Desta forma, o resultado de um Mapa de Kernel é uma visão geral da intensidade do processo em todas as regiões do mapa.

Veja a seguir um exemplo de um Mapa de Kernel:

Mapas de Kernel: Conceitos e Aplicações

Para que você veja como fazer análise espacial com Mapas de Kernel em software livre, nessa sexta-feira (3/7) vai acontecer um seminário online com inscrições gratuitas, no qual o palestrante Anderson Medeiros vai mostrar a importância da análise espacial e explicar o que são Mapas de Kernel e quando eles devem ser gerados, além de apresentar uma ferramenta livre para a elaboração dos mapas.

Anderson Medeiros é Diretor da empresa ClickGeo e instrutor de cursos online. Tecnólogo em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005 e conta com vasta experiência em consultorias prestadas e treinamentos ministrados, além de palestras em eventos na área de Geoinformação para diferentes nichos de aplicação. No webinar da próxima sexta-feira, os participantes poderão interagir e enviar suas perguntas para serem respondidas ao vivo, e terão acesso posterior a um certificado de participação e aos materiais apresentados.

Webinar: Veja como fazer análise espacial com Mapas de Kernel em software livre
Data: 3 de julho de 2015
Hora: 11h00 (hora de Brasília)
Inscrições gratuitas: http://app.webinarjam.net/register/17520/68ab41e021

Fonte: GEOeduc