Na última sexta-feira (3/7) aconteceu um seminário online sobre conceitos e aplicações dos Mapas de Kernel no qual estiveram presentes mais de 700 interessados em conhecer esta metodologia que é uma alternativa à análise espacial tradicional, que leva em conta o comportamento de padrões. Na ocasião foi feito o lançamento oficial do novo curso online sobre Mapas de Kernel em software livre. Veja como participar

Os Mapas de Kernel ainda são pouco conhecidos dos profissionais que trabalham com Geoprocessamento e referem-se a um método de estimativa de densidade de pontos por suavização.

Sua aplicação pode ser feita em várias áreas, mas servem basicamente para identificar hot spots (pontos quentes) e são muito úteis quando há uma grande concentração de pontos.

Nos Mapas de Kernel, as observações são ponderadas pela distância em relação a um valor central ou núcleo. Desta forma, o resultado final da análise é apresentado através de uma visão geral da intensidade do processo em todas as regiões do mapa.

No curso online Análise Espacial com Mapas de Kernel em Software Livre que vai acontecer no dia 14 de julho às 19h30, os alunos entenderão a importância da análise espacial e dos Mapas de Kernel, verão quando eles devem ser gerados, e aprenderão a usar uma ferramenta baseada em software livre para a elaboração dos mapas.

O instrutor será Anderson Medeiros, Tecnólogo em Geoprocessamento que trabalha com Geotecnologias desde 2005, com vasta experiência em consultorias prestadas e treinamentos ministrados, além de palestras em eventos na área de Geoinformação para diferentes nichos de aplicação, reconhecido nacionalmente como uma autoridade no assunto. Os alunos poderão interagir com o instrutor via chat, terão acesso aos materiais apresentados no curso (pdf, vídeo, dados) e receberão seu certificado de participação após o treinamento.

Benefícios e Bônus

Confira os benefícios e bônus para os alunos do curso online sobre Mapas de Kernel em software livre: investimento único de apenas 69 reais; duas horas de conteúdo com transmissão ao vivo pela internet; contato com o palestrante e possibilidade de fazer perguntas; acesso garantido a todo o conteúdo apresentado, após o curso, por tempo ilimitado; certificado de participação reconhecido e com mesma validade de cursos presenciais; tutorial para instalação do software; arquivos de uma palestra sobre como implantar um Projeto GIS de Baixo Custo com QGIS e GIS Cloud; e sorteio de inscrição em curso online GEOeduc e assinatura de revista MundoGEO.

WebTreinamento: Análise Espacial com Mapas de Kernel em Software Livre
Data: 14 de julho de 2015 (terça-feira)
Horário: 19h30 (hora de Brasília)
Inscrições: http://www.geoeduc.com/produtos/webtreinamento-analise-espacial-com-mapas-de-kernel-em-software-livre/

Fonte: GEOeduc