A Agência Espacial Brasileira (AEB) será a coordenadora no país das ações do Programa de Aprendizagem e Observações Globais em Benefício do Meio Ambiente (Globe, na sigla em inglês), desenvolvido pela Agência Espacial Norte Americana (Nasa).

A participação brasileira foi firmada pelo presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, e o administrador da Nasa, Charles Bolden, na visita oficial da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos no final do mês passado. A parceria no programa, que envolve ações de ciência e educação ambiental com a integração de estudantes, professores e cientistas, tem duração mínima de cinco anos.

De acordo com o presidente da AEB, a movimentação de coordenação tem início na sequência com encontros de trabalho reunindo outros atores envolvidos nas questões climáticas, ambientais e educacionais, como o Ministério da Educação, por exemplo.

Braga Coelho disse que a AEB fará todo esforço possível para levar o Programa Globe a todos os estados englobando o maior número de escolas públicas possível. A participação dos estabelecimentos fica sob a gestão da AEB cabendo à Nasa o total de investimentos.

Além da distribuição de material didático, o Globe também prevê a instalação de laboratórios nas escolas e a capacitação de professores. O objetivo do Programa é aumentar a consciência de estudantes sobre o meio ambiente e suas interações com o ser humano, além de contribuir para a compreensão científica do planeta.

Fonte: AEB