Área cadastrada subiu cerca de 7% no último mês, chegando aos 227 milhões de hectares

Os novos números sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), divulgados ontem pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), durante o I Encontro de Integração com os Estados sobre o CAR, realizado em Brasília, mostram que a área cadastrada subiu cerca de 7% em relação ao mês de maio, chegando aos 227 milhões de hectares, o que representa cerca de 57% da área passível de cadastro, calculada com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações declaradas pelos estados.

Mais de 197 mil imóveis rurais fizeram o cadastramento no último mês. A região Norte, que apresenta os números mais altos, já atingiu 76,52% da área cadastrável. Ao divulgar o balanço, o diretor do SFB, Raimundo Deusdará Filho, avaliou como positivo o crescimento do último mês. “As regiões que estavam com menor adesão tiveram um incremento considerável. O Rio Grande do Sul, após a aprovação da regulamentação estadual, demonstra que irá retomar o ritmo dos cadastramentos. Assim como os estados do Nordeste que tiveram um acréscimo considerável no último mês”, avaliou.

Para o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Guedes de Guedes, há um trabalho grande a se fazer até 5 de maio de 2016, prazo final para que todos os proprietários de imóveis rurais e posseiros façam a inscrição no CAR e queiram estar em dia com a lei e acessar linhas de crédito rural. “A articulação dos estados com os movimentos sociais, com os agricultores familiares, com as organizações não governamentais será fundamental para atingirmos nossas metas em relação ao cadastramento. O CAR é uma janela de oportunidades para o proprietário”, destacou ele.

Sobre o CAR

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Consulte os novos números do CAR no Boletim Informativo de Junho de 2015

Fonte: MMA