Grupo sueco é o único do mercado capaz de fornecer tecnologias que atendem desde a coleta e processamento de dados até o compartilhamento de informações. Conheça a trajetória, os valores e as operações da organização que oferece soluções para toda a cadeia produtiva do ecossistema geoespacial. Executivo responsável pelas operações na América do Sul revela perspectivas e planos para a região.

Em um mundo em constante mudança, coletar, processar, compartilhar dados geoespaciais cada vez mais precisos e transformá-los em informações úteis para as operações demanda tecnologias robustas, capazes de gerenciar esse fluxo de entrada de dados.

Dados geoespaciais estão por todos os lados e podem ser coletados com diferentes tecnologias como satélites, aerolevantamentos tradicionais, drones, VANTs, estações totais, scanners laser e coletoras GNSS/GPS, que, depois de serem capturados, precisam ser processados, tratados, validados e armazenados de forma eficiente, para então poderem ser disponibilizados através de ferramentas de análise capazes de apoiar as tomadas de decisão.

Devido ao seu extenso portfólio de soluções, a Hexagon oferece todas as tecnologias necessárias em todos os processos que compõem o ecossistema geoespacial, desde as famílias de produtos da Leica Geosystems para captura de dados, até os softwares da Sisgraph e da Hexagon Geospatial para processá-los e disponibilizá-los.

A Hexagon conta com nomes de destaque dentro do mercado geoespacial para poder oferecer as melhores tecnologias e promover cada vez mais a sinergia entre as suas marcas. Utilizar soluções integradas nativamente, como as oferecidas pela Hexagon significa, em última análise, otimizar todo o fluxo da operação, evitando, assim, retrabalhos e episódios de perdas de dados. Isso pode ser exemplificado em casos quando, ao finalizar um processo de detecção de mudanças sobre dados matriciais utilizando um software de sensoriamento remoto, os usuários se beneficiam de uma integração com GIS desktop para terem as respectivas (feature classes vetoriais) atualizadas automaticamente.

Com a liderança desse segmento e investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento, a Hexagon está sempre buscando o estado da arte em tecnologia da informação. Um exemplo recente é a opção de utilizar software de sensoriamento remoto e GIS em uma configuração NAAS (native-as-a-service), um novo conceito em que o software está hospedado na nuvem, mas que permite ao usuário utilizá-lo como se estivesse executando a versão desktop instalada no seu computador.

Sobre a Hexagon

Fundada em 1992 e com sede em Estocolmo, na Suécia, a Hexagon oferece um portfólio de soluções geoespaciais extenso para todas as áreas de negócios dentro do ecossistema geoespacial. Com as tecnologias das marcas do grupo Hexagon, é possível realizar atividades que compreendem os principais pilares que sustentam esse mercado. Com atuação global no fornecimento de tecnologias da informação, o grupo disponibiliza melhorias na qualidade e produtividade em aplicações corporativas geoespaciais e industriais. As soluções da Hexagon auxiliam pessoas a enfrentar desafios globais como uma fonte de inovação e crescimento. Big Data, nuvem, tempo real e conectividade são apenas alguns tópicos e tendências que vêm impulsionando soluções essenciais para o futuro. As soluções da Hexagon são focadas na criação de um futuro sustentável e atendem clientes que abrangem os segmentos aeroespacial, transportes, ambiental, agricultura, infraestrutura e construção, mineração, energia, segurança, topografia e agrimensura.

As tecnologias desenvolvidas e as soluções ofertadas pela Hexagon têm como foco aproveitar o poder das informações, aliando ferramentas e técnicas para gestão, manipulação e visualização de grandes quantidades de dados. Essas soluções integram sensores, softwares, conhecimento e fluxos de trabalho em um inteligente ecossistema que disponibiliza informações úteis e relevantes a todos. Com mais de 15 mil funcionários em 46 países, o grupo Hexagon é constituído por diversas empresas voltadas à área de informações geográficas, como a Sisgraph, Intergraph, ERDAS, Leica Geosystems, entre outras.

Abaixo estão alguns exemplos de áreas de negócios do setor geoespacial, nos quais as soluções da Hexagon podem ser utilizadas:

Geração de Energia
Recursos hídricos
Monitoramento
Gestão de ativos
Meio ambiente

•Distribuição de Energia, Gás, Água e Esgoto
Registro de rede
Gestão técnica
Gestão comercial

•Segurança Pública
Incidentes
Mapas de concentração
Análises de tempo de resposta
Áreas de cobertura

•Transporte
Gestão de rede viária
Rotas
Registro e manutenção da rede de vias

•Telecomunicações
Gestão territorial e posicionamento
de antenas
Cadastro de redes
Projeto e engenharia em um ambiente
GIS 3D

•Governo (Municipal, Estadual, Federal)
Plano diretor
Portais e-Gov
Gestão de infraestrutura e documentação
Segurança pública e defesa

•Óleo e Gás
Monitoramento
Exploração
Transporte

•Meio-Ambiente
Uso do solo
Delimitação de bacia hidrográficas
Impacto ambiental

•Fotogrametria e Produção Cartográfica
Produção cartográfica
Geração de ortofotos
Gestão de imagens

•Agronegócio
Gestão de grandes áreas
Agricultura de precisão
Reflorestamento
Classificação

 

 

HxGN LIVE

O HxGN LIVE é a conferência mundial de clientes e usuários das tecnologias das empresas do grupo Hexagon, na qual são apresentadas todas as novidades do grupo, lançamentos de tecnologias e novos produtos, sessões de treinamento práticas e teóricas, apresentações de estudos de caso e melhores práticas da utilização das tecnologias. Na sua edição mais recente, que aconteceu entre os dias 1 e 4 de junho, em Las Vegas, o evento reuniu aproximadamente 3.500 participantes de 70 países. Durante o evento, além de grandes keynotes com executivos do grupo, uma área de 5 mil metros quadrados serviu de palco para demonstrações in loco das tecnologias Hexagon. Em 2015 o evento acontecerá duas vezes e, pela primeira vez, fora dos Estados Unidos. O local escolhido foi Hong Kong e receberá o HxGN LIVE entre os dias 18 e 20 de novembro. Para mais informações e saber como participar, visite www.hxgnlive.com.

Sisgraph

Com mais de 30 anos de inovações tecnológicas, a Sisgraph sempre busca acompanhar a evolução e os novos desafios do mercado para atender as necessidades de seus clientes. Pioneira na impantação de soluções completas para sistemas de informações geográficas, utilities & telecom, segurança pública e engenharia & processos, a Sisgraph aliou software a serviços de suporte, consultoria e treinamento, fornecendo uma solução líder nas áreas de geoprocessamento, gerenciamento de redes de distribuição, centros de operação de emergência e projetos de plataformas de petróleo e de indústrias de processos. A empresa, que desde 2011 faz parte do grupo Hexagon, atua através das seguintes divisões: Hexagon Geospatial, Hexagon Ventures, Intergraph Security, Government & Infrastructure e Intergraph Process, Power & Marine.

Leica Geosystems

Com aproximadamente 200 anos de experiência em soluções pioneiras de medição, os produtos e serviços da Leica Geosystems são utilizados por inúmeros profissionais para capturar, analisar e apresentar informações espaciais com precisão e rapidez.

A Leica Geosystems oferece uma linha completa de equipamentos e softwares relativos a todas as áreas da geomensura, atendendo indústria, construção, mineração e agricultura.
Com sede na Suiça, a Leica Geosystems atua em 28 países. Ao todo são mais 100 mil clientes atendidos todos os anos, mais de 3.500 colaboradores, quatro centros de desenvolvimento e mais de 260 centros de serviços distribuídos em 87 países.

Fortalecendo a participação da Hexagon na América do Sul, em 2013, o grupo adquiriu total participação na empresa Manfra, distribuidora de produtos Leica Geosystems no Brasil nos mercados Sul e Centro-Oeste há mais de 30 anos.

Há sete anos sediada em São Carlos, no estado de São Paulo, a Leica Geosystems do Brasil dispõe de ampla infraestrutura para atender as necessidades de todos os seus clientes e representantes da América do Sul. Além do seu escritório em São Carlos, a estrutura da Leica Geosystems no Brasil conta com unidades de negócios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Cuiabá.

Mais informações sobre o grupo Hexagon podem ser encontradas em hexagon.com.

ENTREVISTA: EDUARDO STEINBERG

Presidente da Sisgraph & Hexagon ventures South America

MundoGEO: Como você avalia a trajetória e os resultados da Sisgraph e da Leica desde sua aquisição pelo grupo Hexagon, em 2011?

Eduardo Steinberg: A Sisgraph, ainda que uma empresa nacional, sempre procurou seguir padrões éticos, de organização e de atuação profissional das empresas que representava no Brasil. Assim, a adaptação ao modelo da Hexagon não exigiu uma mudança significativa. Especialmente no que diz respeito à sua atuação técnica e comercial, a vinda de um grupo de peso como a Hexagon trouxe ainda mais solidez às nossas propostas e os resultados refletiram positivamente. Isso fez com que a Hexagon aumentasse seu interesse por outras empresas brasileiras, criando, assim, um ciclo virtuoso. Hoje, a Hexagon | Sisgraph possui uma posição de destaque técnico no grupo, participando ativamente de diversas iniciativas internacionais de evolução dos produtos e soluções, bem como desenvolvendo suas próprias soluções voltadas para o mercado dos países em desenvolvimento, usando a força do grupo Hexagon para posicioná-las em todo o mundo. Como exemplo, podemos citar inclusive um projeto recente, no qual assistimos a Hexagon China na implementação de soluções de segurança pública.

MG: Qual a participação atual do Brasil e da América Latina no volume de vendas da Hexagon no mundo? Como estão as expectativas de crescimento? Pode fazer uma projeção para curto e médio prazo?

ES: A atuação do grupo Hexagon na América Latina cresceu muito nos últimos anos, tanto organicamente quanto através de aquisições estratégicas. Atualmente, a América Latina é responsável por 5% do faturamento total do grupo, patamar compatível com a participação dela na economia mundial. A expectativa do grupo é manter a trajetória que marcou os últimos anos, crescendo significativamente acima das economias regionais e consolidando nossa posição de liderança em vários dos segmentos em que atuamos.

MG: Como a Hexagon vê o momento atual da economia brasileira e como isto está impactando os negócios da empresa?

ES: Todos estão sentindo o momento de transição que estamos vivenciando. Como nosso ciclo de vendas é longo, demoramos um pouco para sentir os efeitos diretos da crise, o que nos dá tempo para promover os ajustes que são necessários. Aprendemos com nossa história que todo momento de crise é também um momento de oportunidades. A busca pelo aprimoramento constante de nossas soluções, tendo como foco a evolução das necessidades de nossos clientes, nos coloca em boa posição para atravessarmos este momento, que entendemos ser passageiro.

MG: Quais os principais mercados que a Hexagon já atua e em quais a companhia pretende atuar para expandir sua presença na região?

ES: A Hexagon atua em diversos mercados, tais como segurança pública, utilities, óleo e gás, mineração, entre outros. Nossas soluções geoespaciais se apoiam na plataforma de mapeamento e Sistemas de Informações Geográficas (GIS) da Hexagon Geospatial. Ela tem como base dados georreferenciados capturados por uma grande variedade de sensores na terra (laser), ar (aerolevantamentos), Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) ou mapeamento móvel de precisão e imagens de satélites. Os dados capturados são devolvidos na forma de informações relevantes, que suportam o processo de tomada de decisões. As soluções criam processos simples para traduzir essa informação em ações corretivas ou preventivas. Da conectividade e integração das soluções, derivam melhorias nos processos de planejamento e resposta, aumento na produtividade e na qualidade do resultado final.

MG: Quais os princípios que norteiam a Hexagon para a entrega de soluções aos seus clientes? Quais as principais mudanças recentes no perfil dos clientes e como a companhia vem se adaptando para atendê-los?

ES: A Hexagon | Sisgraph é reconhecida pelas atividades de suporte e serviços, e pelo comprometimento com o sucesso dos projetos nos clientes. Também não temos receio em propor e desenvolvimento de soluções inovadoras. Entendemos que, no mercado de tecnologia, é comum ser o pioneiro, e as maiores oportunidades repousam ai. Percebemos uma tendência que é a de projetos mais importantes terem um componente significativo de inovação e exigirem respostas rápidas. Os clientes reconhecem esta postura de agilidade e engajamento, e nos têm premiado com grandes projetos e contratos que garantem o sucesso da nossa operação.