A empresa Planet Labs, fundada por ex-integrantes da equipe da Nasa, anuncia a aquisição da BlackBridge, empresa que controla os satélites RapidEye de observação da Terra.

Satelites Planet Labs
Nanossatélites da empresa Planet Labs

A Planet Labs, responsável pelo controle de 87 nanossatélites de sensoriamento remoto, agora passa a ter acesso aos arquivos de seis anos com mais de seis bilhões de quilômetros quadrados imageados pela constelação de satélites RapidEye.

Com a aquisição da BlackBridge, a Planet Labs controlará a coleta de imagens dos cinco satélites Rapideye existentes atualmente em órbita. Segundo Will Marshall, CEO da Planet Labs, o objetivo da empresa é fornecer, a curto prazo, imagens diárias de cada ponto da superfície da Terra, para aplicações na agricultura e controle de desmatamento.

A Planet Labs possui uma rede de negócios na América do Norte e Ásia, enquanto a BlackBride atua na Europa e América do Sul. Logo, toda a rede de distribuidores das duas empresas será integrada e formará uma rede global de atendimento ao usuário final. Além disso, a equipe da RapidEye e da BlackBridge serão integradas ao time do Planet Labs, incluindo Ryan Johnson, CEO da BlackBridge.

No Brasil, a BlackBridge adquiriu participação na Santiago & Cintra Consultoria. “A Planet Labs é sem dúvida a mais fantástica iniciativa no desenvolvimento de tecnologia de micro satélites. Com resolução de 3-5 metros, pesando apenas 5 kg, fáceis de serem lançados, com custo acessível e uma constelação que em breve terá mais de 200 Satélites orbitando a Terra. Dentro de alguns meses todo o nosso planeta será mapeado diariamente. A junção da Constelação RapidEye (e de seu acervo) com a Constelação da Planet Labs, aliados à capacidade de desenvolvimento de soluções Web-Gis da Santiago & Cintra Consultoria, permitirá com que sejam disponibilizadas soluções únicas no mercado. Qualidade técnica, disponibilidade de dados e custo acessível sem dúvida trarão uma quebra de paradigma nunca antes vista”, diz Eduardo Oliveira, presidente do Grupo Santiago e Cintra.

“A última grande evolução na indústria foi exatamente a Constelação RapidEye. Hoje temos a junção da Plane Labst e da RapidEye. Quem ganha? Definitivamente os usuários de soluções baseadas em imagens de satélite no mundo todo. No Brasil, a Santiago & Cintra Consultoria se sente animada em liderar o mercado de soluções de Sensoriamento Remoto e trazer mais esta novidade a nossos clientes, parceiros e amigos”, complementa Eduardo Oliveira.

Segundo Iara Musse Felix, CEO da Santiago e Cintra Consultoria,  “no Brasil serão imensas as novas perspectivas para os usuários atuais e novos usuários ainda não atendidos pelo mercado. Desenvolveremos  e disponibilizaremos novos produtos e soluções integradas oferecendo informações precisas para necessidades específicas dos projetos técnicos e de negócios dos nossos milhares de usuários no Brasil que já utilizam nossas soluções e nossos serviços de sensoriamento remoto e GIS. O valor e o diferencial das nossas soluções integradas com uso das imagens RapidEye e Planet Labs é consequência de um conjunto de fatores que engloba tecnologia inovadora, comprometimento para  entender e atender às necessidades do mercado e o trabalho e energia da equipe da Santiago & Cintra Consultoria que tem paixão pelo que faz e entrega aos seus clientes”.