O Portal Embrapa ganha mais uma página especial, desta vez focada no Ano Internacional de Solos. Disponível no endereço www.embrapa.br/ano-internacional-dos-solos, ela foi apresentada em primeira mão ao público do Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta, que ocorre em Brasília-DF até o dia 17, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Nela estão disponibilizadas algumas das principais informações sobre solos geradas pela Empresa, por meio de vídeos, publicações, soluções tecnológicas, projetos de pesquisa, notícias, informações sobre eventos ligados à data e perguntas e respostas sobre solos. Também será possível acessar o mapa de solos e de aptidão agrícola de diversas regiões do país.

“A exemplo do que a Embrapa fez em 2014, com o Ano Internacional da Agricultura Familiar, a página especial foi resultado do esforço de um grupo de trabalho, que teve a participação de colegas do DTT, do DPD, da ASP, da Secom, da SRI, da Embrapa Solos e da Embrapa Informação Tecnológica”, explicou Fernando Amaral, chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia. Equipes diversas foram mobilizadas para levantar e organizar as informações – para se ter uma ideia, são cerca de 300 soluções tecnológicas disponibilizadas (desenvolvidas por 34 Unidades Descentralizadas), 155 vídeos, 321 publicações e 38 eventos que serão realizados neste ano, como parte da comemoração do Ano Internacional de Solos.

Presentes ao evento de apresentação da página especial no Congresso, os diretores-executivos não pouparam elogios à iniciativa. “Quero parabenizar todas as Unidades pelo esforço e pela qualidade das informações levantadas. O trabalho nos ajuda a reunir um acervo imenso de informações sobre solos no Brasil. Solos é um recurso natural que está relacionado à produção de alimentos, clima, água, biodiversidade, fazendo interface com todos os biomas e todas as cadeias”, ressaltou o presidente Maurício Lopes.
Já o diretor de P&D, Ladislau Martin Neto, mostrou-se orgulhoso de ver a capacidade da Empresa de se mobilizar de forma rápida para reunir e organizar informações tão importantes. “O que vemos no Portal é uma verdadeira biblioteca virtual sobre solos. Estou muito surpresa”, salientou Vânia Castiglioni, diretora de Administração e Finanças. Representando as Unidades Descentralizadas, o chefe-geral da Embrapa Solos, Daniel Vidal Pérez encerrou a apresentação oficial mostrando que na página especial da Embrapa é possível encontrar alguns importantes avanços científicos para o correto manejo do solo no território brasileiro. “Uma pequena contribuição face a tantos desafios desse recurso natural, que é tão importante quanto finito”, concluiu.

O Ano Internacional dos Solos

Com o objetivo de aumentar a conscientização da importância do solo para a sociedade e os tomadores de decisão, a Organização das Nações Unidas declarou 2015 como o Ano Internacional dos Solos. As comemorações iniciaram no Dia Mundial do Solo (5 de dezembro), quando as Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) realizou uma sessão especial em sua sede, em Roma.

Indispensável à vida na Terra, o solo nem sempre é visto na sua essência – algo mais abrangente do que pode parecer inicialmente e que exige especial atenção dos governantes, da ciência e de toda a sociedade. A correta gestão do solo, seu mapeamento em escalas menores e uso sustentável são os grandes desafios que se apresentam para o País atualmente.

Fonte: Embrapa