Dois em um: como criar e cotar curvas de nível e como calcular o volume de uma região no TopoEVN 6

O TopoEVN é um sistema profissional para cálculos, desenhos e projetos topográficos. Com ele, atuamos diretamente com agrimensura e engenharia, desde o georreferenciamento até a volumetria e loteamentos. Nesta oportunidade, mostraremos como criar e cotar curvas de nível em um projeto e como efetuar o cálculo do volume de uma região utilizando o TopoEVN CAD. Então, vamos lá?!Bom trabalho a todos!

Por ser intuitivo e fácil de usar, em poucos cliques conseguiremos obter o resultado que desejamos. Partimos do princípio que já exista um levantamento planialtimétrico importado no ambiente de trabalho do TopoEVN CAD. Por isso, obrigatoriamente, deveremos ter o valor correto de altimetria nos pontos que usaremos. Este levantamento pode ter sido elaborado através de uma estação total ou GNSS Geodésico, por exemplo.

Para podermos criar curvas de nível, assim como fazer qualquer cálculo volumétrico, é necessário que exista um MDT (Modelo Digital do Terreno) dos pontos, ou seja, os pontos devem ser triangulados. Vá na barra de menu principal, no botão “MDT” e clique em “Triangular pontos.” Agora, no botão “Incluir”, digite o nome desta nova triangulação (pode ser “MDT1”) e dê “OK”. Os pontos a serem triangulados podem ser selecionados manualmente no botão “Selecionar”, ou então todos de uma vez no botão “Todos”. Desta vez, selecione “Todos”. Colocando a cota inicial e/ou final, é possível filtrar algum intervalo de cotas, se necessário. Caso contrário, clicar em “OK”. Para que o TopoEVN não triangule os pontos muito distantes no limite do MDT de forma errada, deve ser selecionada a opção “Eliminar triângulos obtusos dos limites”. A configuração do cálculo está pronta, basta clicar em “OK” e conferir a triangulação.

 

Com o MDT pronto, poderão ser criadas as curvas de nível! Clique novamente em “MDT” e depois na opção “Curvas de nível”. Na janela “Definição das curvas de nível”, escolha em qual MDT serão criadas as curvas. Neste exemplo, será a triangulação “MDT1”. Defina as cotas iniciais e/ou finais para a criação das curvas. Também é possível definir o intervalo entre as curvas intermediárias e as curvas mestras. É possível ainda modificar as cores. Se desejar, você pode “Prolongar o final das curvas” em quantos metros for necessário. A configuração da janela “Definição das curvas de nível” está pronta, clique em “Calcular” para gerar as curvas de nível!

Agora, será necessário cotar as curvas para obter o valor da altimetria de cada uma. Vá novamente até a aba “MDT” e depois em “Cotar curvas”. Primeiramente, pode-se configurar o estilo, cor, altura, escala e plotagem do texto que será criado com o valor das cotas. Para editar o tamanho que ficará o texto, modifique o valor da “Plotagem”. Após escolher estas definições de aparência, opte por cotar “Altitude” ou “Comprimento” da curva. Neste exemplo, será cotada a “Altitude”. Editando a “Posição das cotas”, pode-se escolher o melhor local onde os valores aparecerão. Coloque os valores “No local do clique” e também “Sobre” a curva. Em “Filtro”, opte por cotar “Todas as curvas”. Por fim, defina em qual “Camada (Layer)” ficarão os valores cotados e quantas casas decimais (“Decimal”) ficarão visíveis. Estas configurações poderão ser salvas (“Padrão”) e utilizadas em uma próxima vez (“Restaurar”), para que seus trabalhos estejam sempre padronizados. A configuração da janela “Cotar curva de nível” está pronta e, ao clicar em “OK”, a linha de comando do TopoEVN CAD informará o próximo passo: “Selecione uma curva de nível ou o primeiro ponto”.

Você deve clicar sobre o desenho de modo a criar uma linha que passe por todas as curvas de uma só vez.

Ao clicar novamente no segundo ponto, as cotas aparecerão no desenho. No teclado, saímos do comando com a tecla “Esc” e depois em “Cancelar” para sair da ferramenta de cotar as curvas e finalizar a ferramenta! A criação de curvas de nível normalmente é necessária em projetos de agricultura, de meio ambiente e também de nivelamento topográfico, por exemplo.

Para efetuarmos a segunda parte deste tutorial, usaremos outro levantamento como exemplo. Neste caso, já temos pontos levantados e também já triangulados, ou seja, já temos um MDT do levantamento (“MDT2”). Para calcular o volume de uma região, primeiramente deve-se criar uma “polilinha” nos pontos de todo o limite do levantamento, com as opções “Osnap” e “Snap 3D” ligadas.

Após fechada a polilinha nos limites do levantamento, vá até a opção “MDT” da barra de menu principal e clique na ferramenta “Volume de uma região”. Desligue a opção “Osnap” e, de acordo com o que solicita a linha de comando (“Selecione o objeto”), clique sobre a polilinha criada. A janela “Volume de uma região” aparecerá automaticamente. Escolha a triangulação “MDT2”. Também assinale a opção “Usar cotas dos vértices da polilinha”, visto que foi criada a polilinha com o “Snap 3D” ligado para que ela assumisse em seus vértices os valores de Z dos respectivos pontos. Deixe os valores de “Empolamento”, “Compactação” e “Limpeza” iguais a zero (apenas para o exemplo) e está pronta a configuração desta janela .

Ao clicar em “OK” você terá o resultado deste cálculo volumétrico:

O cálculo de volume de uma região é usado normalmente em projetos de resíduos sólidos de aterros sanitários, de terraplenagem e obras de engenharia, usinas de cana-de-açúcar e na mineração, por exemplo.

Em próximas oportunidades, traremos mais tutoriais de importantes ferramentas do Georreferenciamento de Imóveis Rurais no SIGEF contidas no Sistema TopoEVN 6, além de transformações de coordenadas, outros cálculos volumétricos, perfis e alguns mapas temáticos. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a Métrica Tecnologia ou acesse nosso website: www.metrica.com.br. Até a próxima!

Gustavo Henrique Peres
Geógrafo (UNESP Rio Claro), pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos (FATEP Piracicaba), cursando MBA em Gestão Estratégica de Negócios (ESALQ-USP). Gerente de Produto na Métrica Tecnologia.
gustavo@metrica.com.br