Empresa está em fase final de testes do ID Emplasa e do Sistema de Compartilhamento de Dados

A Emplasa deu mais um importante passo no processo de modernização de seus sistemas de informações, um compromisso assumido nos últimos anos. Por meio da nova interface do Portal EmplasaGeo, os usuários terão acesso ao conteúdo da Infraestrutura de Dados Geoespaciais (ID Emplasa), a partir de seu visualizador de dados geoespaciais, e também ao Sistema de Compartilhamento de Dados (SCD).

Os dois novos produtos entram no ar neste semestre e foram apresentados na última edição da Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais (MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015), em maio.

O Portal EmplasaGeo, lançado em 2014, abriga todos os sistemas de geoinformação disponibilizados on-line pela Emplasa, beneficiados nesta gestão pela tecnologia de computação em nuvem. “A consulta a estes sistemas agora está mais ágil, pois o armazenamento de dados em nuvem permite alta capacidade de acessos simultâneos, de qualquer mídia plugada à Internet, em ambiente amigável e de rápida visualização de informações geoespaciais, como dados de mapeamentos em geral e imagens de grande volume”, salienta o diretor-presidente da Emplasa, Renato Viégas.

Ele também faz questão de destacar o pioneirismo da Emplasa entre as empresas públicas estaduais ao disponibilizar na Web para download toda sua produção técnica, abrigada na Biblioteca Virtual. Em 2014, o acervo bibliográfico das últimas quatro décadas foi ampliado com a inclusão dos relatórios técnicos do Gegran, primeiro órgão metropolitano do Governo do Estado de São Paulo criado em 1967, e pela inserção da Filmoteca da Emplasa.

Novos produtos

A partir do Portal Emplasageo, será possível o acesso do usuário a toda a base de dados da Emplasa, por meio de sua Infraestrutura de Dados Geoespaciais (ID Emplasa) e do banco de metadados associado. A ID Emplasa disponibilizará, por meio do visualizador de dados geoespaciais, todo seu conteúdo e também de outras instituições para visualização via Web, simultaneamente.

Já o Sistema de Compartilhamento de Dados (SCD) surge como uma plataforma de comércio eletrônico para venda e disponibilização das informações produzidas pela Emplasa, ampliando e otimizando o acesso ao seu acervo cartográfico, constantemente atualizado. Tal instrumento visa atender a uma grande demanda de pesquisadores, prefeituras, empresas e público em geral por dados cartográficos. O cliente poderá fazer a consulta, a impressão e a aquisição dos produtos eletronicamente.

Estão disponíveis no Portal EmplasaGeo: o SigaGeo, sistema de gestão de projetos georreferenciados voltados para gestores públicos estaduais; o MapeiaSP, sistema de visualização e impressão de dados com imagens de alta resolução do Estado de São Paulo, no âmbito do Projeto de Atualização Cartográfica do Estado de São Paulo; o EmplasaGeo, sistema de informações úteis ao cidadão, que contém dados estatísticos e informações sobre cultura, patrimônio histórico, utilidade pública e equipamentos de turismo; o UITsGeo, sistema de consulta às Unidades de Informações Territorializadas (UITs), metodologia desenvolvida pela Emplasa que facilita o planejamento urbano, uma vez que permite o estudo detalhado e qualificado do território; e o Modelo Geoidal do Estado de São Paulo, ambiente voltado à obtenção do valor da Ondulação Geoidal, a partir de modelo desenvolvido no âmbito do Projeto Mapeia SP.