Por  Marcello Giuseppe Deliza

A empresa GSIG Engenharia especializada na implantação de Sistema de Informações Geográficas – GIS para o setor de saneamento, anuncia que a partir de julho/15 que estará disponível para a comercialização o produto denominado CCGeo – Centro de Controle e Gestão de Serviços, solução técnica para qualquer empresa operadora dos serviços se saneamento básico (água e esgoto), fazer a gestão preventiva e corretiva das ações de monitoramento de ocorrências e principalmente na redução de perdas de água.

“Estamos colocando no mercado um produto acessível, fácil de ser implantado, com retorno muito rápido e apropriado ao momento atual de combate à crise hídrica”, explica o diretor da GSIG Engenharia, Marcello Deliza, idealizador da aplicação.

O produto é composto por um painel de vídeo Wall (monitores) adaptado ao tamanho das instalações e porte de cada empresa ( DAAE, SAE, Empresas estaduais e privadas), por um sistema de gestão denominado CCGeo que integra com banco de dados alfanuméricos com mapas georreferenciados, por estações de trabalho e equipamentos móveis de rastreamento de viaturas (GPS).

O CCGeo atua basicamente em duas frentes: A primeira é o monitoramento online das ocorrências de falta de água, pressão, extravasamento de esgotos, identificando de imediato de onde partiram estes chamados, subsidiando os técnicos para tomada de decisões de correção destas anomalias. Tudo orientado por mapas de apoio e com informações georreferenciadas.

A segunda frente, e mais apropriada para o momento atual, é a gestão do controle de perdas de água de forma corretiva e preventiva. A ação corretiva de se da através da imediata identificação de onde partiu o vazamento (visível) minutos após seu acatamento. A partir deste aviso de vazamento de água o sistema sinaliza com um ponto vermelho no mapa o exato local de onde partiu a ocorrência. Assim, imediatamente também são visualizadas estas ocorrências e também as viaturas das equipes de manutenção mais próxima.

Com a identificação da equipe de manutenção mais próxima (via GPS no mapa), a mesma é acionada para o atendimento emergencial da ocorrência que, num primeiro momento, é saber o tamanho e porte do vazamento, acionando as áreas de controle operacional para a criação de uma área de manobra caso seja necessário ou regularizando (estancando) o vazamento de imediato. O Objetivo principal é a redução das perdas de água e com esta medida diminuir o tempo de atendimento que pode chegar a ser de até 5 horas e não ficar 12, 18, 24, 36 ou até 48 horas a água tratada se perdendo na via.

Para as questões preventivas, são manipulados grandes massas de informações e banco de dados históricos da empresa integrando-os com mapas georreferenciados, disponibilizando informações de locais ou áreas (áreas ou pontos) de onde se tem uma maior probabilidade de perdas invisíveis de água, orientando as equipes de manutenção para atuar nestes locais como, por exemplo: onde nunca foram realizados serviços de troca de hidrômetro, ramal, redes; Onde teve uma incidência de mais de um serviço de vazamento em ramais; Onde se tem instalado hidrômetros ou redes de um determinado fornecedor que teve um maior índice de substituição e assim por diante.

Através destes trabalhos orientados pelo CCGeo de onde se tem uma maior probabilidade de perdas de água, são demandadas as equipes de manutenção para um correto e preciso serviço, como também a geração de subsídios para área de gestão operacional, comercial, projetos, engenharia e planejamento de informações e tendências de expansão e futuras manutenções.

A ideia do CCGeo surgiu através da necessidade e carência das empresas operadoras do setor de se ter um produto georreferenciado, de fácil implantação e operação, que atuasse na integração de informações alfanumérica existentes em banco de dados com mapas e a utilização do GIS. Com a representação gráfica de toda a infraestrutura física instalada e de todos os clientes sobre uma base georreferenciada, possibilita uma efetiva gestão de todas as ocorrências e serviços de forma preventiva e corretiva.

Há anos que a GSIG Engenharia presta um serviço diferenciado as empresas de saneamento implantando sistemas GIS com uma proposta impar de mercado. Oferece a solução total desde o fornecimento de uma imagem, a criação da base cartográfica, a conversão dos cadastros técnicos de redes de água e esgotos, o posicionamento correto das ligações e treinamentos. “Com esta solução eu consigo atender plenamente as expectativas das empresas em se ter em um curto prazo um sistema GIS totalmente instalado e se mantendo de forma sustentável pela própria empresa” – diz Deliza que tem mais de 35 anos de experiência no setor de saneamento dos quais 20 na Sabesp, 5 em Lima no Peru, 2 em Panamá e Honduras.

Quando você oferece para uma empresa de utilities (água, luz e gás) um produto Geo como uma imagem proveniente de voo aerofotogramétrico ou de satélite, uma base cartográfica, a conversão dos cadastros técnicos ou cadastro comercial de clientes de forma isolada, você acaba, sem intenção, dando um problema aos gestores da empresa, que com estes produtos terá que iniciar outros processos licitatórios ou de compras para adquirir outros componentes e assim chegar ao seu objetivo de se ter um Sistema de Informações Geográficas – GIS definitivamente implantado na empresa de forma sustentável e dando resultado.

Contando atualmente com parceiros, principalmente nas questões relacionadas ao voo e imagens de satélites a GSIG Engenharia consegue implantar um sistema GIS completo em até 5 meses a um preço extremamente acessível. O tempo e custo dependerão do porte da empresa. Presta também serviços de diagnósticos de implantação de sistemas GIS identificando o que é necessário para ser ter um GIS nas empresas.

Para mais informações sobre o CCGeo e Implantação de Sistemas de Informações Geográficas – GIS favor entrar em contato com a GSIG Engenharia, – Marcello Deliza (011) 987817545, ou pelo site: www.gsigengenharia.com.br.

* Marcello Giuseppe Deliza é Gestor de Informações Geográficas GIS, Pós graduado em Geoprocessamento pela UFSCar e diretor da GSIG Engenharia.